Paraíba

Prefeitura entrega USF do Castelo Branco reformada

saúde


29/08/2013

Agora é a vez dos moradores do Castelo Branco, em João Pessoa, receberem uma Unidade de Saúde da Família (USF) totalmente reformada. Será inaugurada nesta quinta-feira, 29, às 9h, as novas instalações da unidade localizada na Praça Abdon Milanez.

Aproximadamente mil famílias serão beneficiadas, cerca de quatro mil pessoas. O prefeito Luciano Cataxo estará na solenidade, e destacou que existe um emprenho da sua gestão com a saúde da população: “Nosso governo tem dado uma demonstração clara de que está empenhado em melhorar muito a saúde da população de João Pessoa. A entrega de mais uma Unidade de Saúde da Família significa que mais moradores terão condições de serem recebidos em um local confortável e adequado para o atendimento. Nosso compromisso é trabalhar para que o serviço de saúde seja cada vez melhor”.

No local, foram investidos cerca de R$ 380 mil, por meio de um convênio com o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, do Ministério da Saúde. “É mais um espaço de atenção à saúde que a prefeitura entrega à população, totalmente reestruturado e adequado ao acolhimento do usuário e ao trabalho da equipe multiprofissional que trabalhará no local”, ressaltou o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

Assim como as demais unidades de USF da capital, a unidade do Castelo Branco desenvolverá ações de acolhimento; atendimento integral a gestantes, idosos e deficientes; atividades de orientações sobre prevenção de doenças e atividades que contribuem para uma vida saudável; e ações planejadas como Feiras de Saúde e ações preventivas contra doenças e práticas lesivas à saúde, como combate ao tabagismo e aferição de pressão para combate à hipertensão.

Cuidado direcionado

Ações individuais e coletivas também estão entre as ações da unidade, como consulta médica e de enfermagem para crianças; acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos, em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção do câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.

Por fim, a USF Castelo Branco I disponibilizará atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização, visitas domiciliares, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas, destacando a mobilização e a participação da comunidade.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.