Paraíba

Prefeito entrega UTI Pediátrica e ressalta compromisso com a saúde da população

Valentina


22/09/2014

Uma completa reestruturação da saúde na Capital. É isso que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem realizado desde o início da gestão. Depois de entregar a UPA do Valentina, que passou a concentrar todo o atendimento de urgência e emergência da região Sul, o prefeito Luciano Cartaxo inaugurou a UTI Pediátrica do Hospital Municipal do Valentina (HMV), que vai garantir ainda mais eficiência no cuidado à saúde das crianças e dos adolescentes da cidade. A obra, avaliada em R$ 862 mil, foi entregue à população na manhã desta segunda-feira (22).

Durante a solenidade, o prefeito Luciano Cartaxo destacou que a inauguração representa mais uma prova do compromisso da gestão com a saúde do povo de João Pessoa. “Estamos entregando um sistema de saúde articulado e integrado, para atender bem a nossa população. O Hospital do Valentina ganha hoje um novo perfil e, além de atender diversos municípios da Paraíba, vai trazer um serviço de qualidade para perto da população da zona Sul”, destacou.

A UTI Pediátrica do Hospital do Valentina é composta por 10 leitos, com aparelhos de última geração e oferecerá atendimento qualificado aos usuários da primeira macrorregião, que compreende a Região Metropolitana de João Pessoa e mais 60 municípios. O espaço conta com administração, sala de entrevistas, laboratório, salas de repouso para profissionais, rouparia, sala de expurgos, Departamento Médico Legal e uma copa.

Para a dona de casa Genilda Pereira, que levou o neto Victor Hugo, de 6 anos, ao Hospital do Valentina, nesta segunda-feira (22), vai ser muito bom poder contar com um serviço de UTI tão perto de casa. “Às vezes, quando é um caso de urgência, precisávamos buscar atendimento longe, esperar ambulância ou até mesmo pagar passagens. Agora sabemos que temos pra onde ir sem oferecer o risco da espera à criança”, afirmou.

“O Hospital do Valentina possuía um perfil predominantemente ambulatorial. Agora, com a entrega da UTI Pediátrica, instituímos o cuidado intensivista”, destacou a secretária municipal da Saúde, Mônica Rocha. “Hoje podemos oferecer um serviço completo, moderno e que vai trazer muito conforto e eficiência para todas as crianças que precisarem deste serviço”, complementou.

A obra – A UTI Pediátrica terá uma equipe multiprofissional, formada por médicos intensivistas pediátricos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, bioquímicos, odontólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e condutor de ambulância. Todos os profissionais que compõem a equipe da unidade passaram por um treinamento especializado para utilização dos equipamentos que disponibilizam tecnologia de ponta.

Serão atendidas crianças a partir de 28 dias de vida e adolescentes de até 15 anos, 11 meses e 29 dias, portadores de patologias graves, instáveis e potencialmente fatais. Os recém-nascidos continuam sendo atendidos no Instituto Cândida Vargas (ICV), também da Rede Municipal de Saúde.

Estruturação – De acordo com a diretora do HMV, Carmem Gadelha, a estruturação da rede de pediatria demandava a necessidade de mais 10 leitos, uma lacuna que vinha sendo observada desde 2011. “Estamos entregando agora uma estrutura completamente moderna, onde serão atendidas crianças com patologias respiratórias, metabólicas, gastrointestinais, infecciosas e neurológicas, que não podiam ser atendidas na enfermaria porque requerem monitoramentos e cuidados intensivos”, enfatizou.

Para alta ou transferência da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), as crianças e adolescentes devem atender as seguintes condições: estabilidade hemodinâmica; função respiratória estável; suporte intravenoso de inotrópicos não necessários, estabilidade neurológica sem convulsões; eventuais doenças pulmonares crônicas controladas e passíveis de serem tratadas em outras unidades ou até mesmo em casa.

A diretora esclarece ainda que os adultos antes atendidos na unidade serão encaminhados para a nova UPA ou para um dos serviços da Rede Municipal de Saúde, que ficam próximo ao HMV. “Dessa forma não há prejuízo para ninguém, uma vez que a unidade está localizada próximo ao Hospital e os médicos que atendiam adultos aqui estão fazendo os atendimentos normalmente lá”, enfatizou.

UPA – A Unidade de Pronto Atendimento Célio Pires de Sá, situada no bairro Valentina Figueiredo, foi inaugurada no dia 21 de agosto e conta com uma equipe de 300 servidores, incluindo médicos (clínicos gerais, ortopedistas e pediatras), enfermeiros e assistentes sociais, dentre outros profissionais.

A unidade funciona 24 horas por dia, durante toda a semana, sendo disponibilizados 14 leitos – nove para observação, três para emergência e dois para isolamento. A UPA também é composta por seis consultórios, sala de medicação, serviço de raio-X, laboratório de coletas, sala de gesso, farmácia e uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de outros setores.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //