Paraíba

Prefeito assina ordem de serviço para obras de reestruturação da Avenida Epitácio Pessoa

Esta primeira etapa se inicia na esquina da avenida com a Maximiano de Figueiredo (próximo à Praça da Independência) até a Praça do Rotary, tendo sequência por quarteirões

13/01/2020


Imagem Secom-JP

Portal WSCOM



O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), assinou na manhã desta segunda-feira (13) a ordem de serviço para intervenção e reestruturação da Avenida Epitácio Pessoa. Durante a solenidade que aconteceu no canteiro da Praça do Rotary (em frente à Usina Cultural da Energisa), Cartaxo explicou que as obras, orçadas em mais de R$ 11,2 milhões em recursos próprios, já foram iniciadas e acontecerão por etapas para garantir o mínimo impacto possível comum neste tipo de intervenção ao tráfego local.

Esta primeira etapa se inicia na esquina da avenida com a Maximiano de Figueiredo (próximo à Praça da Independência) até a Praça do Rotary, tendo sequência por quarteirões. A previsão é de que a obra seja concluída até o final do ano.

“Estamos construindo uma cidade voltada para as pessoas e a melhoria da qualidade de vida, e esta transformação pela qual a Avenida Epitácio Pessoa está passando é mais uma demonstração deste conceito de cidade para as pessoas que estamos implementando desde 2013. Aqui teremos os carros e ônibus circulando, mas queremos ver as pessoas aqui também, por isso o investimento em calçadas acessíveis, piso tátil, áreas de convivência e mais verde para tornar o ambiente mais agradável e sustentável”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Com o projeto, a Epitácio Pessoa vai ganhar 10,5 km de calçadas padronizadas, todas com piso tátil para possibilitar um deslocamento autônomo e seguro a deficientes visuais. As esquinas serão rebaixadas nos pontos de travessia para garantir maior acessibilidade. Já as faixas de pedestre, 76 no total, terão iluminação inteligente, ou seja, haverá iluminação própria no momento da travessia. Além de toda a acessibilidade, a via vai ganhar ilhas de convivência, que juntas vão comportar 102 bancos. A Epitácio ainda vai contar com 129 lixeiras; 50 novas árvores (passando a contar com 371); 315 m² de novas áreas verdes e florais; canteiro central com 7,5 mil m² de pedras portuguesas e acréscimo de 20 abrigos de ônibus.

Chegando ao final da via, já na região da praia, a Avenida Passeio Epitácio Pessoa se integra ao projeto do Largo de Tambaú, também com obras em execução pela Prefeitura, e a toda a calçadinha da Orla, completamente revitalizada também pela atual gestão. O projeto do Largo de Tambaú compreende uma área de 8.621 metros, permitindo o compartilhamento dos espaços para oferecer a convivência saudável no trecho de chegada ao Busto de Tamandaré, se transformando em uma ampla área de convivência, com espaço para caminhadas, atividades culturais e passeio para a população da Capital e turistas.

 

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.