Brasil

Prefeito anuncia cancelamento do carnaval de Salvador

27/11/2020


Salvador/BA. 25.02.2020 / Carnaval em Salvador tem multidão no circuito Barra/Ondina. Foto: Manu Dias/GOVBA

Portal WSCOM com 247

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou nesta sexta-feira (27) o cancelamento do Carnaval em fevereiro por causa da pandemia do coronavírus.

“Não teremos o Carnaval de Salvador em fevereiro. Para o Carnaval acontecer, em outro momento, vai depender de termos ou não uma vacina acessível para todos do Brasil. A realização da festa está condicionada a uma vacina”, disse em coletiva de imprensa.

De acordo com o chefe do Executivo municipal, não há como definir uma nova data para a festa porque é necessária uma data de quando uma vacina será aprovada.

“Não há data neste momento prevista, nem prazo estabelecido para a realização do Carnaval. Caso exista uma vacina, os prefeitos das maiores cidades do Brasil devem se unir para, conjuntamente, decidir um eventual calendário e a possibilidade de realização do Carnaval em outro momento”, afirmou.

As festas populares de largo também estão suspensas. “Pode até ter algo simbólico, mas o cortejo tradicional não será realizado”, complementou ACM Neto.

Na última segunda-feira (23), o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, afirmou que o cronograma estimado pela fundação prevê a produção de vacinas contra a Covid-19 em dezembro e janeiro, e a disponibilização de doses em março. Ele disse que a previsão da fundação é vacinar 65 milhões de pessoas no primeiro semestre de 2021 e outras 65 milhões no segundo.

Atualmente, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking global de casos da Covid-19 (6,2 milhões), atrás da Índia (9,3 milhões) e dos Estados Unidos (13,2 milhões). O governo brasileiro também contabiliza o segundo maior número de mortes causadas pela pandemia (171 mil). No quesito óbitos os EUA também ocupam a primeira colocação (269 mil).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.