Paraíba

Porto do Capim lança campanha na internet para o Arraiá do Porto

ARRAIÁ DO PORTO


21/07/2017



O Arraiá do Porto é uma festa comunitária que acontece no mês de julho, na qual moradores, amigos e algumas instituições colaboram com doações a fim de apoiar e incentivar a comunidade tradicional do Porto do Capim. Neste ano de 2017, as dificuldades financeiras comprometeram a realização da festa. Os moradores organizadores do festejo pensaram em cancelar, no entanto, resolveram lançar a campanha virtual de financiamento coletivo ao sentir o impacto desta decisão para as crianças, adolescentes e moradores do Porto do Capim, razão da existência de um trabalho educativo e cultural na região.

E porque um arraiá em julho? O mês de julho é o mês de Sant'Ana. Ela é a única Santa do ciclo junino, composto pelos conhecidos santos: Antônio, João e Pedro. O festejo junino comemora a colheita e a fertilidade, portanto, nada melhor do que uma mulher para inspirar a festa que fecha o ciclo do tradicional com um arraiá e muita alegria à beira do rio Sanhauá. E o Arraiá do Porto é cheio de símbolos femininos: As Garças do Sanhauá e A AMPC (Associação de Mulheres do Porto do Capim) são coletivos de mulheres que organizam a festa; O Xote das Meninas é o grupo local que dança e anima a todos.

O Porto do Capim é uma comunidade tradicional ribeirinha, localizada as margens do Rio Sanhauá, no centro histórico de João Pessoa-PB. Os seus moradores vem ao longo de mais de vinte anos em luta e resistência contra projetos que pretendem remover a comunidade do seu espaço. Muitas práticas culturais fazem parte do cotidiano daqueles moradores: as festas, a procissão de barcos no Dia de Nossa Senhora da Conceição, as lendas do rio (a exemplo do Pai do Mangue e da Comadre Fulozinha), a pesca, passeio de barco, coleta de marisco e caranguejo, dentre outras, são traços marcantes do modo de vida do Porto do Capim.
Diante da necessidade de arrecadar fundos para realização da festa, a campanha virtual publicada no site de financiamento coletivo foi idealizada pelo coletivo "As Garças do Sanhauá", que realiza um trabalho educativo com crianças e jovens da comunidade, entre 02 a 25 anos. Um dos desdobramentos desse trabalho foi a criação do grupo de dança "Xote das Meninas" e se tornou uma das referências da Comunidade, há cinco anos.

Esta é uma das formas que apoiadores e simpatizantes da comunidade do Porto do Capim podem realizar suas doações. É bom lembrar que a campanha não é só virtual, e quem quiser contribuir pessoalmente pode ir até a comunidade, conhecer o ponto de cultura e realizar sua doação ou comprar produtos da lojinha. Durante este período de preparação do Arraiá, está sendo realizada uma programação cultural. Para saber mais, curta a página do Porto do Capim em Ação no Facebook e fique por dentro.
O Arraiá do Porto acontecerá no dia 29 de julho. Com a apresentação do grupo Xote das Meninas e forró de pé de serra, ao vivo. Este evento é um dos momentos mais importantes para a comunidade, pois é a culminância de um trabalho realizado durante o ano inteiro, envolvendo, cidadania, cultura e educação.

Para contribuir, acesse: https://www.catarse.me/xotedasmeninas?ref

As Garças do Sanhauá: Rossana Holanda, Rayssa Holanda, Joyce Lima, Elaine Barreto, Andreia Farias



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //