Futebol

Por vaga, EUA se inspiram em Jordan e fazem banners com frases do astro

tática


21/06/2014



 Ser Michael Jordan é impossível. Inspirar-se nele, porém, é o que muitos garotos em início de carreira fazem nos EUA, independentemente do esporte. No futebol, inclusive. Até os 23 jogadores convocados pelo técnico Jurgen Klinsmann para a Copa do Mundo tomam as palavras do ídolo da NBA como um guia, uma orientação do que se deve fazer para obter o sucesso. Perto de uma possível classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo, os americanos “trouxeram” Jordan para o Brasil.

A direção da US Soccer colocou banners com fotos e frases marcantes do astro nos corredores do hotel em que os americanos estão hospedados. Quando os jogadores passam para o café da manhã ou deixam o local para os treinos, no CT do São Paulo, veem referências a Jordan – também há frases de outros esportistas no local, mas com menor destaque. O ex-jogador de basquete tem "só" uma medalha de ouro olímpica e seis títulos da NBA no currículo.

Jurgen Klinsmann foi um dos principais incentivadores da prática, já que tem estilo mais motivador e gosta de ver seus jogadores se inspirando em ídolos. Antes do jogo contra Gana, em Natal, o vestiário americano na Arena das Dunas já havia sido decorado com frases – na ocasião, porém, de internautas que mandaram palavras de incentivo pelas redes sociais. Atitudes que parecem pequenas, mas fazem diferença.

– Essas coisas todas nos motivam. Queremos que todo mundo fique orgulhoso de nós nessa Copa do Mundo – resumiu o meia Michael Bradley.

Nas entrevistas da semana, vários jogadores repetiram frases atribuídas a Michael Jordan, mas sem citá-lo. Após a lesão do atacante Jozy Altidore, por exemplo, Klinsmann falou em “tornar uma situação negativa em uma situação positiva”. Este é um dos banners expostos no hotel dos EUA.

Outras frases são “If you put in the work, the results will come” (Se você trabalhar, os resultados virão), “I can accept failure, but I can’t accept not trying” (Eu posso aceitar a falha, mas não posso aceitar não ter tentado) e “Just play. Have fun and enjoy the game” (Apenas jogue. Divirta-se e aproveite o jogo).

– Como jogador, eu não poderia estar mais motivado. O apoio da nossa torcida também é enorme. Dentro de campo, antes do jogo contra Gana, o estádio inteiro cantando o hino nacional me deu arrepios. Algo muito especial está para acontecer – destacou Bradley.

Com Jordan no comando, a comissão técnica dos EUA investe na emoção para fazer o time render ainda mais. Combinando essa carga extra de motivação à força das arquibancadas, Klinsmann espera ver a vaga nas oitavas já neste domingo, com uma vitória sobre Portugal.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //