Paraíba

População do Vale do Sabugi sofre há 15 dias com a falta de abastecimento de águ

DIA DA ÁGUA


22/03/2013

{arquivo}Nesta sexta–feira (22) é comemorado o Dia da Água, no entanto, a população dos municípios que compõem o Vale do Sabugi não tem muito que comemorar. É que há exatos 15 dias falta água nas torneiras. O problema? Uma interrupção parcial na rede de transmissão da adutora Coremas/Sabugi. De acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), vândalos teriam danificado pontos da adutora.

Segundo informações de moradores da região, os “vândalos” em questão, seriam pequenos produtores rurais, que sem água e vendo a tubulação da adutora passar em frente das suas propriedades, terminam por quebrar a mesma em busca do líquido "mais precioso".

A situação é mais complicada nas cidades que, atualmente, dependem exclusivamente da adutora, a exemplo de Santa Luzia, Várzea e São José do Sabugi, que estão com seus mananciais locais secos.

A demora na resolução do problema tem prejudicado por demais a população. Nas redes sociais on-line, os moradores da região postam fotos e comentários lamentando a falta de água nas torneiras que perdura por vários dias. A situação é tão caótica que já beira à revolta de algumas que cobram uma solução imediata do poder público.

Em Santa Luzia, por exemplo, a população cobra da prefeitura local a reativação da rede de poços que, por um tempo, abasteceu o município. O principal manancial da cidade está com apenas 9,6% do volume total, segundo levantamento divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

{arquivo}A única solução para os moradores de Santa Luzia e dos demais municípios atingidos tem sido a compra de água junto a empresários da região, que lucram nesta época de seca com a comercialização de água potável.

A Companhia e Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou, via comunicado, que a normalização no fornecimento de água nas cidades abastecidas pela adutora Coremas/Sabugi ocorreria no final da tarde desta quinta-feira (21). No entanto, até agora o problema persiste.

Outros municípios prejudicados

Além dos municípios do Vale do Sabugi, a Cagepa informou que o problema também ocorre nas cidades de São Bentinho, Malta, Condado, São José de Espinharas, Patos, São Mamede, Quixaba, Cacimba de Areia, Areia de Baraúnas, Passagem, Assunção e Salgadinho, além do distrito de Santa Gertrudes.

No caso de Patos, a cidade ainda tem o suporte de água da barragem de Capoeira, mas mesmo assim ainda falta água nas partes mais altas.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //