Paraíba

Policiais e agentes de segurança da Paraíba usarão modelo de câmeras corporais com gravação sem interrupções, diz secretário


09/12/2024

Da Redação / Portal WSCOM

A Paraíba está optando por um modelo de câmeras corporais que grava sem interrupções todo o trabalho de policiais militares, policiais civis, agentes do Detran e bombeiros. A decisão segue diretrizes do Ministério da Justiça, que ofereceu alternativas aos estados para adotar gravação ininterrupta ou apenas a partir do acionamento do agente.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado, Jean Nunes, esta medida amplia a transparência das ações. “O Ministério deu opções para os Estados fazerem a gravação ininterrupta ou a partir do acionamento dos policiais. A gente fez a opção aqui por gravar o tempo todo, desde o momento do acionamento na hora de entrar em serviço”, disse.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O Estado aguarda R$ 5,5 milhões em recursos do Ministério da Justiça para a compra de câmeras, conforme critérios estabelecidos pelo Governo Federal. Além disso, a Paraíba adquiriu 500 equipamentos, com prazo de chegada previsto em 60 dias, a serem destinados a diferentes segmentos da segurança pública local. A iniciativa integra o grupo de entes federados avaliados de acordo com o volume de ocorrências policiais e a experiência prévia com câmeras corporais.

A proposta da Paraíba encontra-se na fase de análise de mérito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, seguindo norma técnica lançada em maio. Caso aprovada, a medida tende a ampliar o alcance do projeto no Estado, com mais unidades e cobertura sobre as operações.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.