Policial

Polícia resgata três animais em situação de maus-tratos em Campina Grande; adolescente é apreendida


03/07/2025

Animal acorrentado em ambiente insalubre no bairro Nova Brasília foi resgatado pela Polícia Civil durante operação contra maus-tratos em Campina Grande (Foto: Polícia Civil da Paraíba)

Da Redação / Portal WSCOM



A Polícia Civil da Paraíba resgatou três animais vítimas de maus-tratos durante operação realizada nesta quarta-feira (2), nos bairros Velame e Nova Brasília, em Campina Grande. A ação conjunta foi coordenada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente de Campina Grande (DEMA/CG) e contou com a participação de policiais militares da 2ª Companhia de Polícia Ambiental (CPAmb), equipe do Centro de Zoonoses e apoio de uma médica veterinária.

Durante a operação, um dos casos mais graves foi identificado em uma residência no bairro Nova Brasília. Um animal foi encontrado acorrentado em um ambiente insalubre, com estado de saúde considerado grave. A veterinária do Centro de Zoonoses confirmou a situação e o animal foi imediatamente recolhido para receber tratamento especializado.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Além dos resgates, uma adolescente de 17 anos foi apreendida por ato infracional análogo ao crime de maus-tratos contra animais domésticos, conforme previsto no Artigo 32, §1-A da Lei 9.605/98. Ela prestou depoimento na delegacia e foi entregue à responsável legal.

Nos demais casos, os tutores dos animais não estavam nos locais e ainda não foram identificados. A Polícia Civil informou que continuará com as investigações para apurar a autoria dos crimes.

Segundo a DEMA/CG, entre janeiro e junho de 2025, foram registradas 60 denúncias de maus-tratos por meio do Disque-Denúncia 197. Desse total, 57% foram consideradas procedentes, com o resgate de 55 animais, entre cães, gatos, cavalos e espécies silvestres. As ações envolvem parceria com a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e o Centro de Zoonoses.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.