Policial

Polícia prende primeiro suspeito de roubo à Cagepa que deixou 760 mil pessoas sem água na Grande João Pessoa


05/11/2024

Um dos suspeitos de participar do roubo à Cagepa (Imagem: PCPB)

Da Redação / Portal WSCOM



A Polícia Civil da Paraíba prendeu na noite desta segunda-feira (4) um homem suspeito de participar do roubo à Estação Elevatória de Água Bruta de Gramame, da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). O crime, ocorrido na noite da última quarta-feira (30), resultou no desabastecimento de água em cerca de 80% de João Pessoa, além dos municípios de Cabedelo e Conde, afetando aproximadamente 760 mil pessoas.

A prisão foi realizada pela Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DCCPAT) no bairro Colinas do Sul, em João Pessoa. Segundo a Polícia Civil, o homem faz parte de um grupo de oito a dez criminosos que invadiram a estação, renderam os funcionários e roubaram 450 metros de fios de cobre, avaliados em R$ 180 mil. O roubo causou não apenas prejuízos financeiros diretos, mas também a interrupção do fornecimento de água por mais de 24 horas.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

De acordo com o delegado Braz Morroni, responsável pela investigação, os criminosos foram deixados por um veículo próximo ao local e seguiram a pé até a estação. “Acreditamos, pelo modus operandi utilizado, que eles já sabiam o que estavam fazendo. Inclusive, há alguns meses, ocorreu esse mesmo furto na empresa, e pensamos que, pela forma como foi conduzida toda a ação criminosa, eles já sabiam o que estavam fazendo. Também consideramos que já existe uma pessoa específica, o receptor, para receber todo o cobre”, afirmou o delegado.

Durante a fuga, os assaltantes roubaram dois veículos—um da Cagepa e outro de um funcionário—que foram posteriormente abandonados e encaminhados para perícia. Testemunhas relataram que os criminosos tentaram incendiar um dos carros, mas não conseguiram devido a um acidente no trajeto.

A Polícia Civil já identificou os demais suspeitos e continua as investigações. Imagens de câmeras de segurança das proximidades estão sendo analisadas para auxiliar na identificação e localização dos envolvidos. Uma coletiva de imprensa está marcada para as 10h desta terça-feira (5), na Cidade da Polícia, em João Pessoa, onde serão divulgados mais detalhes sobre a prisão e o andamento das investigações.

A Estação Elevatória de Gramame, responsável por grande parte do abastecimento de água da Região Metropolitana de João Pessoa, não possui câmeras de segurança, o que dificulta o trabalho policial. Este é o segundo roubo de fios de cobre na estação neste ano; o primeiro, ocorrido no primeiro semestre, não chegou a interromper o fornecimento de água.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.