Policial
Polícia investiga acesso antecipado ao gabarito em concurso da Guarda Civil de Santa Rita; cinco são alvos de operação
03/04/2025

(Foto: Walla Santos)
Da Redação / Portal WSCOM
A Polícia Civil da Paraíba cumpriu cinco mandados de prisão e de busca e apreensão em João Pessoa na manhã da última quinta-feira (3), durante operação que investiga uma suspeita de fraude no concurso público da Guarda Civil Municipal de Santa Rita, realizado em 2024. A ação é resultado de uma denúncia anônima encaminhada ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), que originou o inquérito policial.
Segundo o delegado Aneilton Castro, quatro dos investigados já participaram do curso de formação da Guarda, enquanto o quinto suspeito, que não era candidato, já havia sido preso anteriormente por envolvimento em outro esquema de fraudes em concursos públicos. Um dos alvos foi identificado como ex-participante da operação Gabarito, deflagrada anos atrás na Paraíba para apurar fraudes semelhantes.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Durante a operação, foram apreendidos celulares, memórias de computador e questionários de concursos. Os investigadores apuram se os candidatos tiveram acesso antecipado ao gabarito das provas e se houve pagamento para obtenção das respostas.
“Uma investigação será feita para apontar se houve transferência de dinheiro que comprove o esquema fraudulento”, afirmou o delegado. O material apreendido será periciado e os suspeitos foram encaminhados à Cidade da Polícia Civil, no bairro do Geisel, para prestar depoimento.
Durante o concurso, realizado no ano passado, uma pessoa foi presa em flagrante por uso de ponto eletrônico na realização da prova. O episódio já havia levantado suspeitas sobre a integridade do processo seletivo.
A Polícia Civil informou que as investigações seguem para apurar o nível de envolvimento de cada um dos suspeitos.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.