Policial

Polícia Federal deflagra operação para desarticular esquema de fraude ao INSS em Bayeux

Operação Insano cumpre mandados de busca e apreensão para investigar uso de documentos falsos na concessão de benefícios.


28/06/2024

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Da Redação / Portal WSCOM



Na manhã desta sexta-feira (28), a Polícia Federal, em conjunto com o Núcleo de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Previdência e Trabalho, deflagrou a “Operação Insano”. A ação visa desarticular um esquema de fraude em benefícios do INSS na cidade de Bayeux, localizada na região metropolitana de João Pessoa.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 16ª Vara Federal da capital. O objetivo da operação é identificar a autoria e a materialidade dos crimes cometidos por uma organização criminosa que utilizava documentos médicos falsos para obter a concessão de auxílio-doença e benefícios por invalidez.

A investigação teve início após a análise de dados que revelaram incongruências nos documentos médicos encaminhados ao setor de perícias da Previdência Social em Bayeux. Os documentos falsificados alegavam que os beneficiários estavam incapacitados devido a transtornos mentais e comportamentais, o que justificou o nome “Insano” para a operação.

Segundo a Polícia Federal, os crimes praticados pelo grupo incluem fraude previdenciária, falsidade ideológica, uso de documento falso e organização criminosa. As penas para esses crimes, se somadas, podem ultrapassar 20 anos de prisão e incluem multa.

Em nota, a Polícia Federal destacou que a operação tem por objetivo garantir a integridade dos benefícios previdenciários e combater práticas ilícitas que prejudicam o sistema de seguridade social do país.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.