Policial

Polícia Civil desarticula quadrilha de roubo e clonagem de veículos na Paraíba

Operação Klon cumpre 23 mandados judiciais em João Pessoa, Conde, Lucena e Campina Grande; presidiários são apontados como líderes do esquema.


03/07/2024

Da Redação / Portal WSCOM

Uma operação da Polícia Civil, deflagrada nesta quarta-feira (3), desarticulou uma quadrilha especializada em roubo e clonagem de veículos na Paraíba. A ação, denominada “Klon”, cumpriu 23 mandados judiciais, sendo 12 de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, nas cidades de João Pessoa, Conde, Lucena e Campina Grande.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso era comandado por presidiários, que orquestravam os crimes de dentro dos presídios. Os líderes recrutavam pessoas para realizar os roubos e a adulteração dos sinais de identificação veicular, além de falsificação de documentos públicos, receptação, lavagem de capitais e formação de quadrilha.

Os veículos roubados eram clonados utilizando dados de veículos de origem lícita com a mesma marca, modelo, ano e cor. Em seguida, os criminosos criavam perfis falsos em plataformas de vendas online para negociar os veículos clonados. Em alguns casos, os compradores eram atraídos para um novo encontro sob o pretexto de receber a chave reserva, momento em que o veículo era roubado novamente.

Durante a operação, várias armas e drogas, incluindo crack, skank e cocaína, foram apreendidas. Os inquéritos e medidas cautelares tramitam na 6ª Vara Criminal e na 2ª Vara de Entorpecentes da Capital. Pelo menos três pessoas foram presas e encaminhadas para a Cidade da Polícia Civil, no bairro do Geisel, em João Pessoa.

A operação foi batizada de “Klon”, que em grego significa clone, em referência aos veículos clonados pelos investigados.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.