Paraíba

PMJP promove ação contra a dengue no bairro Varadouro


05/02/2013

Uma equipe de 50 agentes de saúde participa, nesta terça-feira (5), de uma ação de combate à dengue, entre 8h e 12h, no bairro do Varadouro. O principal objetivo é preparar a população para o período das chuvas e alertar sobre as áreas que oferecem risco de proliferação do mosquito transmissor da doença. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a participação da Secretaria de Educação.

O ponto de partida da vistoria será em frente ao Cemitério Boa Sentença. Uma equipe vai distribuir material educativo no Terminal de Integração, seguindo até a Estação Ferroviária, e outra vai vistoriar as localidades próximas ao cemitério e ao Distrito Mecânico.

“Nesse setor, há vários locais com sucatas e oficinas de reciclagem. Por isso vamos alertar às pessoas antes que as chuvas cheguem. É preciso se preparar”, disse Nilton Guedes, gerente da Vigilância Epidemiológica da SMS. Ele disse ainda que, para informar à secretaria sobre possíveis focos de dengue, a população pode utilizar o número de telefone 3214-5718.

Recomendações – Dentre as recomendações para combater o mosquito, as mais comuns são: não deixar água parada em pneus fora de uso; não deixar água acumulada sobre a laje e as calhas da casa, removendo folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água; e jogar fora a água que fica na vasilha que apara os vasos de plantas – esses recipientes devem sempre estar secos ou cobertos com areia.

Outras orientações importantes no combate à dengue são: caixas de água limpas e mantidas sempre fechadas e bem vedadas, como também os poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água; vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beberem água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar; e as piscinas devem ter tratamento de água com cloro, sempre na quantidade recomendada (piscinas não utilizadas devem ser desativadas, com a retirada de toda a água, e permanecer sempre secas).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //