Paraíba

PMJP participa com 50 artesãs da primeira Mostra de Artesanato Brasileiro

'JP ARTESÃ'


04/01/2017



Cerca de 50 artesãs do Projeto ‘João Pessoa Artesã’, lançando pelo Prefeito Luciano Cartaxo, em 2013, participam, a partir desta quinta-feira (5), da primeira Mostra de Artesanato Brasileiro, a Brasil Artesão. O evento é gratuito e acontece no Jangada Clube, no bairro do Cabo Branco. As exposições estarão abertas todos os dias, a partir das 16h com duração até as 22h. A abertura do evento, que se estenderá até o dia 22, contará com a participação da primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, que é a coordenadora do Projeto ‘João Pessoa Artesã’.

A PMJP, como estímulo aos artesãos, já realizou diversas exposições. O objetivo do projeto é resgatar, potencializar e abrir cada vez mais espaço de comercialização. A primeira-dama, Maísa Cartaxo, destaca a visibilidade que as artesãs de João Pessoa terão com o evento. “A mostra vai potencializar a comercialização dos artesãos. Além do mês de janeiro ser de férias, a realização no Jangada Clube também é providencial, pois é uma área de intenso fluxo turístico”, ressaltou.

Uma das curadoras do evento, Lúcia França, também destaca a importância para a economia local. “Algumas das artesãs do projeto já participaram de feiras nacionais. No entanto, esta é a primeira que vez que teremos a oportunidade de ter esta visibilidade aqui em João Pessoa. É uma projeção importante para o artesanato da Capital, além de possibilitar vendas para outros mercados consumidores”, disse.

JP Artesão – O projeto ‘João Pessoa Artesã’, além de resgatar a identidade cultural da Capital e fomentar a economia sustentável, é a oportunidade para ampliar a capacidade de geração de emprego e renda. Ao longo de mais de três anos, a PMJP, por meio do projeto, tem fortalecido o artesanato paraibano, capacitando e envolvendo pessoas de várias comunidades para gerar o seu próprio negócio ou se inserir no mercado de trabalho.

As exposições coletivas das obras do projeto João Pessoa Artesã reuniram trabalhos de 50 artesãos que trabalham com várias tipologias de materiais como: cerâmica, argila, pedra calcária, madeira, ferro e papel. A mostra também apresenta trabalhos feitos em marchetaria, escultura, pintura, renda, acessórios e objetos, bonecos e bonecas, painéis e objetos confeccionados em técnicas mistas.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.