Paraíba

PMJP inicia segunda etapa das obras de alargamento da Epitácio Pessoa

Av. epitácio Pessoa

30/05/2013


A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), inicia, na próxima segunda-feira (3), a segunda etapa das obras de alargamento da Avenida Epitácio Pessoa. A intervenção faz parte da política de mobilidade urbana do Governo Municipal e pretende assegurar a fluência do trânsito na avenida, o que já foi iniciado com as obras executadas recentemente no trecho mais próximo ao Busto de Tamandaré. Os investimentos para essa segunda etapa são de R$ 900 mil, com recursos próprios.

O prefeito Luciano Cartaxo destacou que as obras vão aumentar a capacidade da avenida, por onde passa um grande número de veículos diariamente. "A Epitácio apresenta grandes congestionamentos nos horários de pico e estas intervenções vão garantir uma maior fluidez dos veículos. Quando aumentamos uma faixa, conseguimos atender melhor à demanda e isso garante uma redução dos engarrafamentos", afirmou.

A segunda etapa do alargamento da Epitácio Pessoa refere-se ao trecho entre a bifurcação das avenidas Epitácio Pessoa e Rui Carneiro e a ponte do Rio Jaguaribe, que será aumentado em seus dois sentidos. Em um primeiro momento, as obras serão efetuadas no sentido praia-centro. Logo em seguida, serão efetuadas as alterações na pista com sentido centro-praia. Assim como na primeira etapa, o alargamento será possível por meio de alterações no canteiro central da via. Com a intervenção, a pista vai ganhar mais uma faixa de rolamento.

“A expansão da via permitirá que os motoristas tenham um ganho real em tempo e qualidade de vida”, ressaltou o secretário de Infraestrutura, Ronaldo Guerra.

Para o superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, Nilton Pereira, o sucesso de intervenções como estas na liberação do trânsito pode ser verificado com a realidade apresentada pelo primeiro trecho alargado, que corresponde ao setor que vai do Rio Jaguaribe até o cruzamento da Avenida Nossa Senhora dos Navegantes. "O trecho apresentava engarrafamentos que chegavam até a altura do Clube Cabo Branco. Hoje, a concentração de veículos existe apenas próximo aos semáforos", avaliou.

Ruas transversais – As obras de alargamento nas avenidas transversais à Epitácio Pessoa, como a Professora Maria Sales e a Monteiro Lobato, no bairro de Tambaú, também contribuirão para o desafogamento do trânsito na área. As vias ganharão uma nova faixa de rolamento, em trechos de aproximadamente 100 metros cada uma delas. Na primeira, as calçadas, dos dois lados da via, estão sendo reduzidas. Já na Avenida Monteiro Lobato somente um dos lados (sentido Epitácio – Rui Carneiro) será alargado.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.