Paraíba

PMJP firma parceria com Governo Federal para capacitar a Guarda Municipal

da justiça


02/04/2013



A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), durante reunião realizada nesta terça-feira (2), na sede da Guarda Municipal de João Pessoa (GM), garantiu mais uma parceria com o Governo Federal, cujo objetivo é a elaboração de projetos na área de formação e capacitação profissional dos guardas municipais. O encontro contou com a presença do secretário de Segurança Urbana e Cidadania do Município, Geraldo Amorim, e a diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça, Isabel Figueiredo.

“O objetivo principal da nossa reunião com a diretora Isabel Figueiredo é, em conjunto, construirmos projetos voltados para formação dos profissionais que compõem a Guarda Municipal. Por isso mesmo, através de ações como estas, podemos avaliar que a criação da Secretaria de Segurança do Município foi fundamental para a arrecadação de recursos oriundos do Governo Federal para João Pessoa. Essa parceria permite que o município tenha uma política complementar de Segurança Pública”, destacou o secretário Geraldo Amorim.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública, a parceria entre município e União deve garantir o repasse de recursos para capacitação dos funcionários da GM que estão em atividade, bem como daqueles aprovados em concurso público, que deverão participar do Curso de Formação da Guarda Municipal. “Estamos desenvolvendo uma parceria de médio prazo entre município e União. Especificamente, neste caso, trabalhamos a valorização dos profissionais através da criação dos projetos de formação, que serão encaminhados à Secretaria Nacional de Segurança Pública. Este é um modo de garantir o repasse de recursos federais”, completou Isabel Figueiredo.

Investimentos na segurança – Em janeiro deste ano, em reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o prefeito Luciano Cartaxo garantiu um conjunto de investimentos para fortalecer a Guarda Municipal de João Pessoa, como cursos de capacitação para os efetivos e curso de formação para a finalização da última fase de treinamento dos novos concursados. Também foram garantidos investimentos para instalação de uma base integrada da Guarda nos bairros, a criação do Centro de Monitoramento com instalação de câmeras de vídeo em várias áreas da cidade, a aquisição de viaturas e equipamentos de segurança para a Guarda Municipal.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //