Paraíba

PMJP estimula ‘carona solidária’ como meio de deslocamento alternativo no Dia Mundial Sem Carro


21/09/2021

(Foto: divulgação/Secom-JP)

Portal WSCOM



Em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta quarta-feira (22), a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), alerta a todos sobre a importância de rever suas atitudes no trânsito, encontrando novas alternativas para deslocamento e estimulando a ‘carona solidária’, atividade que pode ser posta em prática entre familiares, vizinhos e amigos, favorecendo não apenas a mobilidade, como o meio ambiente e qualidade de vida nas cidades.

De acordo com George Morais, superintendente de mobilidade urbana, esta iniciativa internacional é considerada de extrema importância para que as pessoas possam rever sobre o uso excessivo dos veículos automotores e busquem outras soluções para ir e vir durante a realização das atividades diárias. O superintendente ainda ressaltou a criação de novas ciclovias na cidade como estímulo ao esporte e alternativas para o deslocamento diário.

“A Prefeitura de João Pessoa vem investindo na ampliação dos espaços voltados para ciclistas, como na PB-008, onde foram implantados recentemente mais de 7km para quem pedala, além de mantermos ações diárias de revitalização das ciclofaixas na cidade, bem como atividades educativas para assegurar o respeito àqueles que não usam veículos automotores no dia a dia”, ressalta George Morais.

O superintendente aproveita ainda para pedir à população que reflita sobre o uso de outras formas para deslocamento, inclusive, praticando a ‘carona solidária’. “O Dia Mundial Sem Carro também é um momento em que repensamos esta dependência do veículo individual e damos oportunidade para colocarmos em prática ideias novas e soluções alternativas, estimulando outros meios de transporte e maneiras de deslocamento. A carona solidária é um exemplo disso, onde pessoas que moram em bairros próximos e se deslocam pelo mesmo caminho ou percurso ao trabalho, escola ou qualquer outra atividade, podem praticar o compartilhamento de um só veículo. Basta ter boa vontade e iniciativa de querer fazer diferente”, ressaltou George Morais.

Sugestões de opções alternativas no Dia Mundial Sem Carro:
– Utilizar bicicletas ou outros meios de locomoção não poluentes;
– Utilizar o transporte público;
– Compartilhar o mesmo veículo com pessoas próximas, sejam familiares, amigos ou colegas do trabalho;
– Para percorrer curtas distâncias, deixar o veículo em casa e ir a pé, também é uma forma de praticar atividade física.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.