Paraíba

PMJP entrega 256 moradias para famílias que viviam em zonas de risco

em zona de risco


09/05/2015

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizou a entrega de 256 unidades habitacionais a famílias situadas em zonas de risco, beneficiando mais de mil pessoas em diversos bairros da cidade. Até o final do ano, outras 561 moradias serão entregues nas comunidades Saturnino de Brito e na Maria de Nazaré. As moradias são construídas através do Programa de Habitação Social (PHS), Minha Casa, Minha Vida e Projeto Taipa, que tem recursos do PAC OGU.

A Coordenação Municipal de Proteção da Defesa Civil (COMPDEC) é a responsável por identificar as áreas de risco e retirar as famílias destes locais. A partir daí, elas são encaminhadas ao projeto chamado de Aluguel Solidário, enquanto esperam a construção das casas. Além de um local seguro, os novos moradores recebem as casas com infraestrtura completa como drenagem, pavimentação, rede de água e esgoto.

A secretária de Habitação da PMJP, Socorro Gadelha, explica que o objetivo de entregar casas para famílias que moravam em áreas de risco é dar mais segurança à população. “Quando entregamos uma casa a esses moradores, estamos oferecendo segurança e retirando de um local insalubre. Retiramos essas famílias de um lugar em que a qualquer momento a casa poderia desabar e as levamos para um local com uma urbanização completa”, disse.

Residencial Maria de Nazaré

A mais recente entrega de casas para famílias que habitavam áreas de risco aconteceu no bairro Colinas do Sul, no Residencial Maria de Nazaré, na quinta-feira (7). Foram quase 200 pessoas beneficiadas. Elas integram as 44 famílias que moravam perto de uma barreira que oferecia perigo de desabamento.

Outras 100 famílias que moravam perto da mesma barreira também receberão moradias. As residências estão em construção e fazem parte da segunda etapa da entrega do Residencial Maria de Nazaré. O projeto no bairro Colina do Sul beneficiou mais de três mil pessoas com habitação e urbanização completa.

Comunidade Saturnino de Brito

Um dos pontos mais críticos da cidade que concentra o maior número de famílias em áreas de risco, a Comunidade Saturtino de Brito terá 400 novas casas. As obras estruturais já estão em andamento para, ainda neste mês, dar início às obras habitacionais. As obras de infraestrutura vão focar a rede de água e esgoto, pavimentação e drenagem de águas pluviais, além de contenção de encostas.

Confira os números:

Casas entregues

136 – Timbó

12 – Ilha do Bispo

64 – Costa e Silva

44 – Colinas do Sul

Total à 256 casas

Casas em andamento

400 – Comunidade Saturnino de Brito

100 – Colinas do Sul

61 – Timbó

Total à 561 casas



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //