menu

Expressão Corporal

18/07/2013


PMJP confirma a reforma do Teatro Juteca

cultura

A população dos bairros e comunidades que compõem a 8ª Região do Orçamento Participativo (OP) será contemplada com a reforma total do tradicional Teatro Juteca, além da construção de duas novas Unidades de Saúde da Família (USFs) e um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), entre outras demandas. A confirmação veio durante a audiência do Planejamento Participativo, na noite desta quarta-feira (18), na Escola Municipal Castro Alves, no bairro de Funcionários I.

Os trabalhos foram conduzidos pelo secretário Executivo do Orçamento Participativo (OP), Hildevânio Macedo. Após a apresentação inicial, o diretor da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, tratou da reforma do Teatro Juteca, localizado em Cruz das Armas – demanda mais votada pela população da 8ª Região para o próximo ano. Ele convidou os membros da comunidade a comparecerem a Funjope, na próxima terça-feira (23), para conhecerem o projeto elaborado para a obra.

“A nossa equipe já concluiu o projeto e achamos importante que a população da região venha conhecer e opinar sobre a obra que irá beneficiar as entidades culturais de Cruz das Armas e bairros adjacentes. Após essa etapa, iremos encaminhar esse projeto para a execução da Secretaria de Planejamento”, argumentou Maurício Burity.

Educação – Em seguida, a secretária adjunta da Educação, Edilma Ferreira, tratou da segunda demanda mais votada pela população. Ela explicou que a construção de um ginásio poliesportivo na Escola Municipal Apolônio Sales de Miranda, em Cruz das Armas, não será possível devido à falta de um terreno anexo ao educandário que comporte o equipamento.

“Ao todo, a 8ª Região já possui 14 escolas e em sete delas existem ginásios construídos. Portanto, não podemos criar falsas expectativas junto da população, pois, existe um problema de falta de terreno na Escola Apolônio Sales de Miranda. Mas, o prefeito Luciano Cartaxo tem nos cobrado a execução das demandas do OP e vamos buscar alternativas”, argumentou a secretária.
USF e Caps – Ainda durante a audiência, a população comemorou a notícia de que a 8ª Região do OP será contemplada com a construção de mais duas novas USF. De acordo com o diretor do Distrito Sanitário I, Anderson Belmont, uma unidade será instalada no antigo prédio da LBA, em Cruz das Armas. Já a outra será construída no Jardim Planalto. Além disso, foi anunciada a construção de um Caps, no bairro de Funcionários I.

Construção de praças – Já sobre a demanda de construção de praças em Cruz das Armas e no Funcionários I, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Assis Freire, explicou que os dois bairros não possuem terreno para comportar os equipamentos. “O prefeito Luciano Cartaxo tem o compromisso de construir uma praça na região, sobretudo, em Cruz das Armas, mas ainda estamos à procura de uma área viável. Em breve, teremos novidades”, explicou.

Pavimentação de ruas – Em relação à pavimentação das ruas Marta da Luz, no Jardim Planalto e Napoleão Crispim, no Funcionários I, o assessor técnico da Secretaria de Infraestrura (Seinfra), Hugo Paiva, explicou que as demandas já estão contempladas dentro do pacote de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. “Só depende da aprovação do projeto, para abrirmos o prazo de licitação, que dura em torno de 90 dias e, em seguida, executar as obras”, comentou.

Próximas audiências – O ciclo do Planejamento Participativo visa discutir as demandas que serão executadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), no exercício de 2014. O calendário de audiências prossegue, nesta quinta-feira (18), na 9ª Região, com mais um grande encontro na Escola Municipal Damásio Franca, no bairro dos Varadouro, a partir das 19h.