Cinema

Plataforma Aruandaplay estreia dois longas paraibanos premiados e gratuitos: Aponta Pra Fé e Desvio


05/08/2025

Da Redação



A plataforma de streaming paraibana Aruandaplay estreia, nesta temporada de 2025, dois longas-metragens que prometem emocionar e provocar o público: Aponta Pra Fé, ou Todas as Músicas da Minha Vida, de Kalyne Almeida, e Desvio, de Arthur Lins. Ambos os filmes estão disponíveis gratuitamente no site www.aruandaplay.com.br, com acesso livre para todo o Brasil.

O projeto Aruandaplay foi criado em 2020, durante o período da pandemia, pela produtora Balandeira Arte & Films, com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB). Desde então, se consolidou como uma vitrine importante para a produção cinematográfica paraibana e nacional, especialmente as obras reveladas pelo Fest Aruanda — um dos principais festivais de cinema do Nordeste.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Filmes que refletem a força do cinema paraibano

O filme Aponta Pra Fé, de Kalyne Almeida, recebeu o Troféu Aruanda de Melhor Direção de Arte. A trama acompanha Martha, uma estudante universitária que vive à beira do rio e coordena uma associação de mulheres. Casada com Tiago, um ex-pescador, ela precisa lidar com o risco iminente de remoção de sua comunidade, fruto da especulação urbana. O longa explora temas como afeto, pertencimento, resistência e fé.

Para a diretora Kalyne Almeida, o lançamento na plataforma representa um passo importante na democratização do acesso ao audiovisual.

“Estrear no streaming é uma grande realização, pois fazemos filmes para circular por aí. Já diz a poesia: o artista vai aonde o povo está. Estamos a um clique, nas telonas e telinhas de todo mundo. É uma honra ter o nosso longa-metragem na Aruandaplay”, declarou.

Desvio, de Arthur Lins, foi o grande vencedor do 14º Fest Aruanda (2019), conquistando os prêmios de Melhor Filme, Direção, Roteiro e Trilha Sonora. O longa acompanha a jornada de Pedro, que recebe o direito a uma saída temporária da prisão e retorna a Patos, no Sertão paraibano, para reencontrar a família. Em sua breve liberdade, ele revisita memórias dolorosas e encontra em Pâmela, uma jovem prima, uma faísca que reacende conflitos internos.

“Ter Desvio no catálogo do Aruandaplay é uma grande conquista, pois possibilita um maior alcance de público e reafirma a importância do Fest Aruanda na disseminação do cinema paraibano e na trajetória do filme desde o seu lançamento”, comentou Arthur Lins.

Aruandaplay: vitrine permanente do cinema paraibano

Para o coordenador da plataforma, Lúcio Vilar, o Aruandaplay é mais do que um catálogo de filmes: é um instrumento de valorização e circulação da produção local.

“Aruandaplay contempla e valoriza os filmes da produção paraibana e nacional; seguimos com o compromisso de difusão da nossa produção revelada a cada ano pelo Fest Aruanda e que tem agora uma vitrine em tempo real. A palavra de ordem é aruandar pela Aruandaplay, primeiro streaming da Paraíba”, reforçou.

Com a estreia de Aponta Pra Fé e Desvio, a plataforma reafirma seu papel como agente de fomento cultural, ampliando o acesso ao cinema autoral e regional. É uma oportunidade única de conhecer obras sensíveis, premiadas e profundamente conectadas à realidade e aos afetos do povo paraibano.

Assista agora gratuitamente:

🎬 Aponta Pra Fé, ou Todas as Músicas da Minha Vida – de Kalyne Almeida
🎬 Desvio – de Arthur Lins



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.