Saúde
Planos de saúde lideram queixas no Idec
Saúde
05/03/2013

A nota enviada anteriormente contém uma incorreção. No título e no segundo parágrafo, o correto é que os planos de saúde fazem parte da liderança do ranking do Idec há 12 anos, mas não consecutivos como havia sido informado antes. Segue o texto corrigido.
O setor de planos de saúde é o responsável por gerar mais queixas em 2012, segundo o ranking anual do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). O órgão também destaca o setor financeiro, produtos e telecomunicações entre os que mais geram problemas aos consumidores.
Segundo o Idec, há 12 anos, os planos de assistência médica ocupam as primeiras posições do relatório de atendimentos do Idec. O principal motivo seria o crescimento dos planos coletivos ou falsos coletivos (oferecidos a pequenos grupos de consumidores), já que há ausência de regulação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para esses tipos de contratos.
As principais queixas dos consumidores ao Idec são: negativa de cobertura; reajuste por faixa etária e anual; e descredenciamento de prestadores de serviço.
O total de orientações em 2012 foi de 9.413, das quais 5.413 se referem a dúvidas sobre relações de consumo e 4.000 sobre o andamento de ações judiciais.
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