Economia & Negócios
Pix por aproximação começará a funcionar a partir desta sexta-feira
24/02/2025

(Foto: Reprodução)
Anna Barros/ Portal WSCOM
Regulação do Banco Central permitirá que as instituições financeiras liberem o PIX por aproximação aos seus clientes a partir desta sexta-feira (28). A mudança irá permitir que transferências sejam feitas sem a abertura do aplicativo do banco.
O sistema de pagamento por aproximação já é comumente utilizado pelos clientes, mas somente através dos cartões de crédito e débito. Com a nova tecnologia, o PIX também entrará nessa lista.
Como irá funcionar?
Para utilizar a modalidade há duas opções:
- Aplicativo: Assim como o pagamento através da leitura de um QR Code, nesta opção o cliente deverá abrir o aplicativo do banco para selecionar a opção desejada.
- Carteira digital: Com a mudança, o PIX poderá ser incluído nas carteiras digitais. Através dessas carteiras – como é o caso do Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google –, o usuário só precisa realizar um comando e fazer o pagamento sem necessitar abrir o aplicativo do banco.
Para os pagamentos nessa modalidade existirá um limite inicial padrão de R$ 500, mas através do aplicativo ele pode ser alterado pelo cliente.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.