Eventos

Picolé de Manga arrasta mais de 100 mil foliões na Av. Epitácio Pessoa com Aviõe

na Epitácio


22/02/2014

{arquivo}Nesta sexta-feira (21) o projeto Folia de Rua aterrissou com toda a animação no Corredor da Folia, na Avenida Epitácio Pessoa. Ao som dos Aviões Elétricos, o Picolé de Manga levou milhares de foliões às ruas, no maior desfile do bloco em toda a história. A folia ainda foi garantida por mais cinco trios elétricos, onde se apresentaram grandes atrações paraibanas, como Ramon Schneider, Amazan Elétrico, Samba da Elite, Liss Albuquerque, Gracinha Teles e Diana Miranda.

O prefeito Luciano Cartaxo destacou a satisfação de ver a festa maior, mais qualificada e mais profissional a cada ano. “Estamos conseguindo parceiros, buscando a iniciativa privada e reduzindo os custos para o município, ao mesmo tempo em que o evento toma uma dimensão cada vez maior. Esta é uma grande manifestação que engrandece o nome de João Pessoa, que estimula a economia e que gera emprego e renda”, afirmou.

Para o presidente do bloco, Lucélio Cartaxo, esta é uma edição muito especial do Picolé de Manga, onde o bloco volta às suas origens, na Avenida Epitácio Pessoa. “O Picolé nasceu aqui há 21 anos sem saber sequer se continuaríamos a brincadeira no ano seguinte. Hoje é com muito orgulho que vemos esta multidão tomando as ruas e com muita satisfação que podemos dizer que o Picolé de Manga ultrapassou a folia e também virou uma causa social”, declarou.

Shows – Arrastando uma multidão, a banda cearense Aviões Elétricos não deixou ninguém esfriar até chegar ao Busto de Tamandaré. No repertório, os sucessos da banda com arranjos especiais para trio elétrico, trabalho que também foi feito com outras canções consagradas do axé music, pagode, MPB e sertanejo.

“Quero parabenizar o bloco pelos seus 21 anos. Ele alcançou a maioridade em plena rua e totalmente aberto ao público, o que é uma maravilha. Quero voltar no próximo ano”, destacou Xandy. “Também queremos parabenizar a Prefeitura de João Pessoa por apoiar este grande evento, o que com certeza é muito importante”, completou Solange Almeida.

Antes deles, o Picolé de Manga deu seus primeiros passos na avenida sob o comando de Liss Albuquerque. Ao som de marchinhas, sambas e outros grandes sucessos da música, todos em ritmo de Carnaval, ainda desfilaram Ramon Schneider e Diana Miranda. O encerramento da festa ficou com Amazan Elétrico, seguido pelo Samba da Elite, que completou o percurso deixando os foliões com vontade de continuar a folia.

Estrutura – Para garantir a tranquilidade e a comodidade dos foliões, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) preparou um grande esquema estruturante, incluindo diversas áreas da gestão. Uma das maiores preocupações foi a segurança, esquema que foi definido em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública. No total, 200 guardas civis municipais e 500 policiais militares (100 nos dias de blocos menores) estão trabalhando nos eventos. No Corredor da Folia, dez plataformas policiais foram montadas, servindo como base para as rondas e intervenções.

{arquivo}O secretário de Estado da Segurança Pública, Cláudio Lima, afirmou que o Estado tem utilizado a polícia de forma profissional, trabalhando de forma integrada com o Município. “Este é um dos grandes eventos da cidade e a população merece todo o cuidado para que possa brincar em paz. No geral temos observado um evento muito pacífico, o que deve acontecer até o final”, declarou.

A PMJP também disponibilizou uma opção para os foliões que não que participar das festas sem ter de percorrer a avenida. Para isso, foram montadas arquibancadas com capacidade para 600 pessoas, em frente ao colégio Via Medicina. A entrada é obtida com a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias carentes. Em todo o trajeto 200 banheiros químicos foram instalados para atender ao público, sendo dez adaptados para pessoas com deficiência.

Quem precisar de atendimento médico pode se dirigir para um dos quatro estandes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estão estrategicamente dispostos no trajeto da folia: na altura do antigo Posto 99, em frente ao supermercado Pão de Açúcar, na Subprefeitura de Tambaú e na esquina entre as avenidas Antônia Lyra e Epitácio Pessoa. Todos equipados com estrutura de UTI.

Mais folia – Neste sábado (22) é o Bloco dos Atletas que vai tomar o Corredor da Folia, na Avenida Epitácio Pessoa. A agremiação vai levar os foliões mais atléticos da cidade a partir das 21h, ao som de Xéxeu (ex-vocalista da banda Araketu) e a banda Banho de Cheiro: Play Way.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.