Artes

Pianista francês Pascal Gallet apresenta concertos no projeto ‘Música do Mundo’

‘Música do Mundo’


07/09/2015



O Espaço Cultural José Lins do Rego abre as portas para um dos pianistas mais talentosos de sua geração – o virtuoso francês Pascal Gallet. Vencedor de vários prêmios em concursos internacionais, com 14 álbuns gravados e apresentações em mais de 80 países, o músico realiza dois concertos nesta terça-feira (8). O primeiro, didático, acontece das 16h às 18h, com entrada gratuita. À noite, ele se apresenta às 20h30. As duas apresentações acontecerão na Sala de Concertos Maestro José Siqueira. Os ingressos para a segunda custam R$ 10 (inteiro) e R$ 5 (estudante).

O evento é promovido pela Aliança Francesa de João Pessoa, em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), e conta com o apoio do Consulado Geral da França em Recife. O show é uma edição especial do projeto “Música do Mundo” e promete noite inesquecível para quem aprecia boa música.

A abertura do concerto traz a suíte “Les tableaux d ‘ une exposition” (Quadros de uma exposição), composta pelo russo Modest Mussorgsky em homenagem ao arquiteto e pintor Viktor Hartmann. Do francês Henri Collet, o pianista vai tocar “Chants de Castille # 1”, “À la gitana”, “La bombilla”. Para fechar o concerto, obras de Claude Debussy: “La cathédrale engloutie” e “Les collines d ‘ Anacapri”.

Sobre o pianista – Pascal Gallet fez sua primeira apresentação televisiva aos 10 anos de idade e entrou para o Conservatório Nacional Superior de Música de Paris muito jovem, onde obteve vários prêmios e continuou seu aperfeiçoamento em piano. Seus anos iniciais de estudo foram coroados por vários prêmios em concursos internacionais: Viotti, Porto, Trapani, Fondation Menuhin, Senigalia, Ministère de la Culture en France. Teve início então uma carreira internacional como solista junto às orquestras mais prestigiadas do mundo.

Sua experiência pedagógica, reconhecida com unanimidade, levou à criação de “Le Récital”, projeto pedagógico no qual o objetivo é democratizar a música entre os jovens. Coube a ele ministrar numerosas máster classes no Conservatório Superior de Brasília, Hoshulle de Kitzingen, Seoul Université, Académie de Belgrade et de Nis, Académie Internationale de Nancy, d Aix en Provence.

Suas primeiras gravações lhe renderam críticas excepcionais. O CD Turina comparado ao de Alicia de Larocha, o DVD Chopin, para o bicentenário do nascimento de Chopin, et Jolivet, que recebeu um lugar à parte no trabalho de Pascal Gallet, que é hoje o único pianista no mundo que gravou a totalidade de sua obra para piano. Esta gravação foi unanimemente admirada pela imprensa especializada. Um concerto com a Orquestra Filarmônica Alemã de Duisburg também permitiu a gravação ao vivo de um concerto único de Jolivet por Pascal Gallet.

Gallet é familiar das rádios e televisões: Radio Classique, France Musique, France Culture, France Inter, RCF, France Bleue, France 2, Arte, Mezzo lhe acolheram.

Na ocasião do bicentenário do nascimento de Liszt, Pascal Gallet gravou seu DVD “Liszt Immortel”, no piano Steingraëber que pertenceu a Liszt e que era datado de 1873.

Em janeiro de 2013, lançou reedição do CD Chopin com bônus – extrato do 1º movimento do concerto n° 1 em mi menor com a Orquestra Filarmônica da UNAM do México. Em janeiro de 2014, saiu a gravação ao vivo dos “Prelúdios de Debussy”, saudada de forma unânime pela crítica.

Pascal Gallet é membro fundador do CNPAM de Madagascar e acabou de ser nomeado para o CNRR de Marselha.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.