Música

Pianista Anna Fedorova é atração de abertura do Festival Internacional de Música

Música Clássica

30/11/2013


 No lugar dos sinos, acordes do hino nacional soarão no belo adro da Igreja de São Francisco, às 18h deste domingo, 1° de dezembro. É a abertura de gala do I Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. Sob a regência do diretor artístico do festival, o maestro Laércio Diniz Sinhorelli, a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa dá partida ao evento que, durante uma semana, reunirá atrações mundiais e grupos brasileiros, pareados ao nível dos grandes eventos de música clássica vistos na Europa. São 22 concertos e dez masterclasses, todos com entrada gratuita.

Para a noite de abertura, o maestro contará com a participação de uma estrela internacional de primeira grandeza, a premiada pianista ucraniana Anna Fedorova. Nascida na Ucrânia, a jovem virtuose vem arrebatando todos os principais prêmios dos concursos internacionais de piano: o Rubinstein, na Polônia, em 2009; o Fréderic Chopin para jovens pianistas, em Moscou, e ainda o Concurso de Lyon na França e o prêmio do Verbier Festival.

Fedorova nasceu em Kiev, em 1990, em uma família de músicos. Ela começou a tocar piano aos 5 anos de idade – seu primeiro recital público ocorreu quando ela tinha 6, na Sociedade Filarmônica Nacional da Ucrânia. Estudou no seu país e na Royal College de Londres.

Tem feito concertos em diversos locais da Europa, América do Norte e América do Sul. Em 2014, salas de maior renome mundiais, como a Concertgebouw de Amsterdam e a Sala Verdi de Milão, e os festivais de Annecy e Anvers–sur-Oise, na França, vão ouvir Federova. Mas antes, e de graça, dá seu recado a João Pessoa.

“Fedorova tem feito muito sucesso nos palcos europeus”, lembra o maestro Laércio Diniz, que escolheu um repertório bastante conhecido e agradável para o público em geral dessa primeira noite.

A nova Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (antiga Orquestra de Câmara da Capital) também estreia a formação sob a batuta do competente maestro. Filho de pernambucano e neto de paraibana, Laércio assume a função com a missão de dar um outro status à orquestra, transformando-a em um grupo (que chegará a 55 integrantes) à altura das orquestras das cidades, como Nova York, Berlim e São Paulo.

Serviço:

Concerto de abertura do I Festival Internacional de Música Clássica
Quando: 1º de dezembro (domingo), às 18h
Com a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa
Regência: Laércio Diniz.
Solista: Anna Fedorova (Ucrânia) – piano
Local: Adro da Igreja de São Francisco / Praça São Francisco, s/nº

Programa
Francisco Manoel da Silva – Hino Nacional
Gioachino Rossini – Abertura “O Barbeiro de Sevilha”
Sergei Rachmaninoff – Concerto para piano nº 2 (Moderato; Adagio sustenuto; Allegro scherzando)
Beethoven – Sinfonia nº 5 – Primeiro movimento (Allegro con brio)
Villa-Lobos – O Trenzinho do Caipira
Johann Strauss Jr. – Danúbio Azul
Tchaikovsky – Valsa das Flores

cmjp ago 2

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.