menu

Música

30/11/2013


Show da pianista Anna Fedorova em JP

Música Clássica

 No lugar dos sinos, acordes do hino nacional soarão no belo adro da Igreja de São Francisco, às 18h deste domingo, 1° de dezembro. É a abertura de gala do I Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. Sob a regência do diretor artístico do festival, o maestro Laércio Diniz Sinhorelli, a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa dá partida ao evento que, durante uma semana, reunirá atrações mundiais e grupos brasileiros, pareados ao nível dos grandes eventos de música clássica vistos na Europa. São 22 concertos e dez masterclasses, todos com entrada gratuita.

Para a noite de abertura, o maestro contará com a participação de uma estrela internacional de primeira grandeza, a premiada pianista ucraniana Anna Fedorova. Nascida na Ucrânia, a jovem virtuose vem arrebatando todos os principais prêmios dos concursos internacionais de piano: o Rubinstein, na Polônia, em 2009; o Fréderic Chopin para jovens pianistas, em Moscou, e ainda o Concurso de Lyon na França e o prêmio do Verbier Festival.

Fedorova nasceu em Kiev, em 1990, em uma família de músicos. Ela começou a tocar piano aos 5 anos de idade – seu primeiro recital público ocorreu quando ela tinha 6, na Sociedade Filarmônica Nacional da Ucrânia. Estudou no seu país e na Royal College de Londres.

Tem feito concertos em diversos locais da Europa, América do Norte e América do Sul. Em 2014, salas de maior renome mundiais, como a Concertgebouw de Amsterdam e a Sala Verdi de Milão, e os festivais de Annecy e Anvers–sur-Oise, na França, vão ouvir Federova. Mas antes, e de graça, dá seu recado a João Pessoa.

“Fedorova tem feito muito sucesso nos palcos europeus”, lembra o maestro Laércio Diniz, que escolheu um repertório bastante conhecido e agradável para o público em geral dessa primeira noite.

A nova Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (antiga Orquestra de Câmara da Capital) também estreia a formação sob a batuta do competente maestro. Filho de pernambucano e neto de paraibana, Laércio assume a função com a missão de dar um outro status à orquestra, transformando-a em um grupo (que chegará a 55 integrantes) à altura das orquestras das cidades, como Nova York, Berlim e São Paulo.

Serviço:

Concerto de abertura do I Festival Internacional de Música Clássica
Quando: 1º de dezembro (domingo), às 18h
Com a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa
Regência: Laércio Diniz.
Solista: Anna Fedorova (Ucrânia) – piano
Local: Adro da Igreja de São Francisco / Praça São Francisco, s/nº

Programa
Francisco Manoel da Silva – Hino Nacional
Gioachino Rossini – Abertura “O Barbeiro de Sevilha”
Sergei Rachmaninoff – Concerto para piano nº 2 (Moderato; Adagio sustenuto; Allegro scherzando)
Beethoven – Sinfonia nº 5 – Primeiro movimento (Allegro con brio)
Villa-Lobos – O Trenzinho do Caipira
Johann Strauss Jr. – Danúbio Azul
Tchaikovsky – Valsa das Flores