Economia

Pesquisa mostra que 64% dos deputados vê rumos da economia como negativos


02/07/2025

Reprodução

Portal WSCOM



O Genial/Quaest divulgou uma pesquisa nesta quarta-feira, 2, e revelou que 64% dos deputados federais veem a economia brasileira indo em uma direção errada, e apenas 28% dos parlamentares acreditam que está seguindo o caminho certo. 

Esse levantamento atual mostra um pessimismo no parlamento em relação a pesquisa de maio do ano passado, quando 55% dos deputados tinham uma avaliação negativa da política econômica, enquanto 40% viam caminhos de forma positiva.

Essa visão negativa vem até mesmo entre os integrantes da base aliada do governo, que hoje são 21% dos parlamentares. Em maio do ano passado, esse número era de 15%, já os que ainda apoiam o rumo da economia atual e são aliados do governo, caíram de 81% para 70%.

Na oposição, o pessimismo em relação aos rumos da economia brasileira é unânime: com 100% dos entrevistados afirmaram que o país segue na direção contrária ao desenvolvimento econômico, número que cresceu desde maio do ano passado, quando era 95%. 

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp

Já entre os parlamentares independentes, o percentual de avaliações negativas passou de 61% para 81%. Sendo assim, apenas 9% consideram que os rumos econômicos são adequados, uma queda em relação aos 39% do ano anterior.

A pesquisa foi realizada com 203 deputados, o que representa cerca de 40% da Câmara, e as entrevistas ocorreram entre os dias 7 de maio e 30 de junho, tanto de forma presencial quanto online. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.