Saúde

Pesquisa aponta forte aceleração dos casos de Covid-19 na Paraíba com aumento de 78,4% em uma semana


30/05/2020

Novo SARS-CoV-2 de Coronavírus Micrografia eletrônica de varredura colorida de uma célula mostrando sinais morfológicos de apoptose, infectados com partículas do vírus SARS-COV-2 (verde), isoladas de uma amostra de paciente. Imagem capturada no NIAID Integrated Research Facility (IRF) em Fort Detrick, Maryland. Crédito: NIAID

Da Redação / Portal WSCOM

Novo boletim do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da UFPB aponta que a Paraíba teve um aumento de 78,4% de casos de Covid-19 em apenas uma semana e mais 29,8% de mortes.

Na quinta-feira,  21 de maio, a Paraíba apresentava 6238 casos confirmados da doença, 256 óbitos e 1997 casos recuperados. Em 28 de maio, exatamente uma semana depois, observou-se um aumento de 4894 casos confirmados (variação de 78,4%), acréscimo de 73 óbitos (variação de 29,8%) e uma ampliação de 433 casos recuperados (variação de 21,6%). A evolução pode ser descrita pelo gráfico:

A mortalidade reduziu no decorrer da semana, reforçando o processo de redução da subnotificação. Na semana passada, houve 3,9% de mortalidade, ante os 2,9% dessa semana. Os recuperados representavam 32%, diminuindo para 21,8% essa semana.

Segundo os pesquisadores, na semana houve uma forte aceleração dos casos de Covid-19 no Estado, batendo (novamente) 2 recordes de novos confirmados durante a semana: 903 no dia 26 e 1290 no dia 27. É a primeira vez que os novos casos confirmados superam os 4 dígitos.

Na Paraíba, há atualmente 8384 casos ativos, o que ainda não indica uma reversão da curva, segundo a pesquisa. A medida de aproximação  do pico, é de se esperar uma forte aceleração no número de casos confirmados.

A pesquisa é coordenada pelos pesquisadores Cássio da Nobrega Besarria e Maria Daniella de Oliveira Pereira da Silva, e conta ainda com o trabalho dos pesquisadores Daniel Brito Campesi, Flávio Macaúbas Torres Filho, Pierre Hítalo Nascimento Silva e Rodrigo Jovê Cesar Morales Ruiz.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //