Saúde

Pegou uma virose? Veja como proceder para receber atendimento adequado

SAÚDE EM DIA


18/05/2015

Nesta época do ano, João Pessoa tradicionalmente registra um aumento de diferentes tipos de viroses. Como consequência, cresce a procura por atendimento em hospitais, especialmente nos serviços de urgência e emergência. Dirigir-se a esses locais, no entanto, nem sempre é a conduta mais adequada. A orientação é procurar atendimento ambulatorial em clínicas especializadas que dispõem de profissionais e estrutura necessária para os atendimentos.

De acordo com o diretor assistencial do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, Wandeberg Gomes, algumas pessoas não procuram os serviços adequados à sua doença e isso pode prejudicar outros pacientes. “Há sobrecarga nas urgências e emergências, pois muitas pessoas que poderiam ser atendidas em ambulatório procuram esses serviços, disputando espaço, horário e atendimento com quem realmente precisa de um atendimento imediato”, comentou.

Ele reforçou que, em algumas épocas do ano, é comum que aumente a demanda em hospitais de todo o país. E no Pronto Atendimento (PA) do Alberto Urquiza Wanderley, maior da rede privada da Paraíba, a situação não é diferente. “Se compararmos o mês de abril deste ano com meses anteriores, podemos perceber um aumento de mais de 30% na demanda neste hospital”, comentou. Isso significa que a média de atendimentos no PA subiu de 300 para cerca de 400 pacientes.

“Para evitar problemas, buscamos adaptar o fluxo de pacientes e a equipe médica”, informou Wandeberg Gomes. Entre as providências adotadas recentemente, por exemplo, está a contratação de mais duas enfermeiras para atuar na classificação de riscos do PA, sistema utilizado para organizar o atendimento de acordo com a gravidade de cada caso.

REDE DA UNIMED JP
Para que o PA do Hospital Alberto Urquiza Wanderley seja exclusivo para urgências e emergências, a Unimed João Pessoa oferece diversas alternativas de atendimento para os clientes na rede própria ou credenciada. “Desde 2013, contamos com o Hospital Moacir Dantas, que tem atendimento ambulatorial e capacidade para pequenas urgências. Além disso, temos clínicas especializadas credenciadas que também oferecem serviços de urgência e emergência. O cliente tem ainda a possibilidade de marcar a consulta com um dos 1.600 médicos cooperados”, lembrou Wandeberg Gomes. A rede de atendimento pode ser consultada no Guia Médico Online (www.unimedjp.com.br).

Uma das novidades para os clientes da Unimed João Pessoa é que, ainda este ano, será aberto um núcleo de atenção à saúde, no bairro dos Bancários, Zona Sul da Capital. “[O núcleo] Vai beneficiar todos os clientes, pois será mais uma alternativa para o atendimento. Além disso, nas unidades já existentes, nós estamos com treinamentos constantes com a equipe assistencial e com a manutenção e melhoria dos nossos equipamentos”, disse o diretor.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
O pronto atendimento (PA) de um hospital é destinado para urgências ou emergências. Quando é procurado para casos mais simples, a pessoa talvez tenha que esperar se houver a chegada de alguém numa situação mais crítica.

No Hospital Alberto Urquiza Wanderley, o atendimento no PA é organizado através do Protocolo de Manchester, um sistema de classificação de risco testado e aprovado em vários países que organiza a ordem de assistência de acordo com a gravidade de cada caso.

Mas, você sabe diferenciar uma urgência ou emergência de um quadro que não seja classificado como tal? Emergência é todo caso em que há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidade de tratamento médico imediato. Alguns exemplos de emergências são a parada cardiorrespiratória, hemorragias volumosas e infartos que podem levar a danos irreversíveis e até ao óbito.

Já urgência é uma situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento. Como exemplo, podemos citar dores abdominais agudas e cólicas renais.

Quando não se trata de urgência ou emergência, a orientação é que a pessoa procure um consultório médico ou clínica especializada, como informado acima.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //