Futebol

Pegadinha? Messi assina “promessa” de ganhar Copa do Mundo no Brasil

Confiante


09/06/2014

 Quando a notícia e a imagem se espalharam pelas redes sociais, um burburinho em tom de espanto tomou conta de Rosário: "Não é possível". A surpresa se dava por uma promessa ousada daquela que é a figura mais importante não só da cidade como do país. Abaixo da frase: "Prometo trazê-la", vinha a assinatura de Lionel Messi sobre a imagem do troféu de campeão do mundo. A surpresa era natural diante da postura já conhecidamente recatada do camisa 10 da Argentina e do Barcelona. Logo, o tema tomou conta de jornais durante o período de férias do craque no local. E a dúvida ficou no ar: teria Messi realmente tido postura tão ousada ou tudo não passou de uma pegadinha de um cliente do restaurante fundado pelo jogador para ajudar a família?

Aquele ponto de cidade, situado na Praça da Bandeira, principal ponto turístico, é como o pedaço de Messi no coração de Rosário. Além de ser proprietário do "VIP Rosário", o jogador comprou três andares em um dos prédios mais luxuosos de sua terra Natal, já decorado com uma gigantesca bandeira argentina para dar o clima de Copa do Mundo. Entre o fim do Campeonato Espanhol e a apresentação para treinamentos com a seleção, no último dia 26, o craque tirou um pequeno período de férias e todos os rosarinos não tinham dúvidas: ele passaria por ali. Dito e feito, e o assédio de um torcedor acabou colocando a principal esperança do país em uma pequena saia justa a dias do início do Mundial.

Como é hábito em estabelecimentos comerciais, entre as ações decorativas voltadas para Copa do Mundo o restaurante de Messi confeccionou uma tabela de bolso da competição, que é distribuída gratuitamente. Nela consta a imagem do troféu da competição, e foi ali, que, durante um café da manhã há cerca de duas semanas, um cliente não perdeu a oportunidade e pediu um autógrafo ao deparar-se com o ídolo que reencontrava familiares. Ritual mais do que corriqueiro para o craque, mas que ganhou repercussão ao surgir nas redes sociais horas depois a imagem da assinatura acompanhada da frase: "Prometo trazê-la".

Com a repercussão na cidade natal, as palavras para muitos viraram uma espécie de lema argentino para Copa do Mundo. O próprio torcedor chegou a potencializar a situação e dar entrevistas garantindo que, mesmo que em tom descontraído, Messi teria feito a promessa, mas pessoas próximas do jogador apresentam outra versão. Sócio de "La Pulga" no restaurante, Pedro Viluttis trata o assunto com bom humor e garante: quando o papel foi autografado não tinha nenhum tipo de citação.

– Foi uma brincadeira (do cliente). Ele pegou o autógrafo e depois escreveu: "Prometo trazê-la" em cima da imagem da Copa. Seria algo até agressivo, e Leo não faria isso. Depois o rapaz, que até é sempre visto aqui no restaurante, reconheceu nos meios de comunicação locais que era uma brincadeira.

Viluttis aproveitou ainda para falar da relação de Messi com o restaurante. Apesar de proprietário, o camisa 10 da Argentina faz questão de ser discreto e não exibe qualquer tipo de lembranças de sua carreira ou imagem de passagens por lá. Pela proximidade do Mundial, naturalmente a decoração conta com suas fotos, mas também de Agüero e Higuaín. O sócio garante que a iniciativa se deu muito mais para dar oportunidade a pessoas próximas do que como um investimento que visa retorno financeiro.

– É uma maneira que Messi encontrou para ajudar a família, amigos… Muito trabalham aqui. Além disso, movimenta a região.

Por fim, Pedro Viluttis garantiu ainda que nem mesmo com o proprietário sendo um dos protagonistas o Mundial será capaz de mudar a rotina do local. Apesar da decoração, o "VIP Rosário" não tem como objetivo ser ponto de encontro de torcedores.

– Não faremos nada diferente. O ambiente aqui é familiar. Nem vamos colocar telão, nada do tipo. A única diferença é que exibimos partidas sem som e, dessa vez, vamos sincronizar a televisão com o som ambiente.

Se a discrição é uma das características mais marcantes de Messi fora de campo, parece ser também a alma de seu negócio. Pelo menos até o caso do badalado autógrafo acompanhado de "promessa".



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //