Política

PEC põe fim a reeleição e a antecipação do pleito da Mesa Diretora

Da Assembleia


23/11/2015

O deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) fez propositura de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que altera as atuais regras das eleições para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Em síntese, a proposta encerra o instituto da reeleição na escolha do presidente da Casa de Epitácio Pessoa, bem como proíbe a antecipação do pleito.

A PEC foi publicada na edição do Diário do Poder Legislativo desta segunda-feira (23). A proposta projeto segue, agora, para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

A emenda constitucional altera o parágrafo 4º do Art. 59 da Constituição do Estado da Paraíba e extingue o atual sistema a partir de fevereiro do próximo ano. Segundo Barbosa, “a iniciativa torna mais democrática e transparente a renovação da Mesa Diretora, órgão de direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Assembleia Legislativa, e que é de suma importância para a Casa Legislativa, dando a oportunidade para que mais deputados possam participar de sua gestão”.

O deputado disse que a AL da Paraíba é a única no país a adotar “esse extravagante e vergonhoso” método de eleição. Para ele, é inaceitável a continuidade desse sistema, já que exclui vários deputados da oportunidade de dirigir a Assembleia.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //