Paraíba

Pe. Francisco de Assis Azevedo doa seu acervo para a Biblioteca Municipal

APOIO À CULTURA


22/07/2016

{arquivo}O padre Francisco de Assis Azevedo, da Igreja São Francisco de Assis, localizada no bairro de Mangabeira VII, decidiu doar o seu acervo literário para a Biblioteca Central do Município de João Pessoa. A inspiração que levou o padre a realizar a doação foi retirada do poema de Castro Alves, cujo trecho diz: "Oh! Bendito o que semeia/ Livros à mão cheia/ E manda o povo pensar!/ O livro caindo n'alma/ É germe – que faz palma./ É chuva – que faz o mar!".  A biblioteca fica no Centro de Capitação de Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio.

De acordo com o padre Francisco, a intenção era criar uma biblioteca na sede da igreja, mas não teve recurso financeiro para manter o espaço em funcionamento. “Só encontrei apoio na prefeitura, que está trazendo um grande benefício para a cidade”, explica.

O padre Francisco diz ainda que a doação do acervo, que inclui livros sobre antropologia, literatura (nacional e internacional), psicologia e cultura popular, é uma forma de contribuir com a divulgação da cultura. “Doar essa minha biblioteca para a prefeitura veio conciliar com meu desejo das obras servirem à população”, afirma o pároco.

A Biblioteca Municipal conta com um acervo de quatro mil livros,e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, das 14h às 15h. O espaço é aberto a toda a população, que pode ler as obras no próprio local. Já para empréstimo dos livros, é necessário fazer o cadastro, levando o RG, comprovante de residência. O prazo de devolução é de oito dias.

Segundo a coordenadora da Biblioteca Municipal, Helenise Assis de Oliveira, o local é visitado por professores, estudantes, escritores, poetas, turistas, pesquisadores e pela população em geral. “Com o apoio que a prefeitura vem dando, a biblioteca municipal é um dos maiores acervos culturais da Paraíba”, diz a coordenadora. Ela adianta que em breve o local vai ganhar uma sala de leitura infantil.

Helenise afirma que a biblioteca vem recebendo doações de livros do Ministério da Educação, fundações, escritores e poetas do Brasil e do exterior. “A prefeitura vem investindo muito na cultura, isso é importante para a população de qualquer cidade”, destaca. E finaliza com a frase do escritor Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //