Política

PCdoB rompe com Cartaxo, entrega cargos na PMJP e incorpora frente com PSB e PT

Novo cenário


23/09/2015



O Diretório Municipal do PCdoB anunciou, nesta quarta-feira (23), oseu afastamento definitivo do governo Luciano Cartaxo, em João Pessoa. A decisão veio após avaliação do novo cenário político criado com a saída do prefeito do PT e a filiação ao PSD.

Na oportunidade, os dirigentes e militantes do Partido Comunista do Brasil, na Capital, decidiram continuar na “Frente Brasil Popular”, envolvendo a legenda, o PT, o PSB, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), entre outras entidades e legendas de esquerda.

“Mesmo passando a integrar um partido da base do governo federal. O PSD da Paraíba não compõe este campo”, diz trecho da nota do PCdoB, comentando sobre o novo partido de Luciano Cartaxo.

Eis, na integra, o teor do posicionamento do PC do B:

 

Partido Comunista do Brasil

 

Comitê Municipal de João Pessoa

 

O Comitê Municipal de João Pessoa, reunido conjuntamente com a Comissão Política Estadual do PCdoB, após analisar os fatos recentes envolvendo a saída do Prefeito Luciano Cartaxo do Partido dos Trabalhadores para filiar-se ao PSD, decidiu:

Reafirmar a decisão de prosseguir determinado na construção da Frente Brasil Popular envolvendo o PCdoB, PT, Consulta Popular, CUT, CTB e outras entidades e movimentos sociais que conta na Paraíba com a participação do PSB, no intuito de defender a democracia contra qualquer tipo de golpe que vise retirar o mandato legítimo da Presidenta Dilma Roussef; defender a Petrobras e a engenharia nacional e lutar contra a retirada de direitos trabalhistas e conquistas sociais.

Os comunistas pessoenses persistem na defesa da unidade das forças democráticas, populares e de esquerda entendem que o gesto do Prefeito Luciano Cartaxo em deixar o PT, justificando as dificuldades enfrentadas por este partido, representa um afastamento objetivo deste campo político, já violentamente atacado pelo consórcio conservador de oposição ao governo Dilma.

Mesmo passando a integrar um partido da base do governo federal. O PSD da Paraíba não compõe este campo.

Assim, avaliam os comunistas pessoenses que se altera substancialmente o quadro político com repercussões que extrapolam a disputa municipal em desfavor do propósito pugnado pelo PCdoB de manter e fortalecer o campo político construído nas eleições de 2014.

Por esta razão, o PCdoB, que integra a administração municipal desde o início de 2015, coloca, respeitosamente, os espaços ocupados por militantes indicados pelo Partido à disposição do gestor, desobrigando-se institucionalmente destas responsabilidades. Por oportuno, aproveita para agradecer a confiança depositada em nossos quadros ao tempo em que parabeniza-os pelo empenho e os bons serviços prestados ao povo de João Pessoa.

No tocante ao processo eleitoral de 2016, o PCdoB reserva-se ao direito de, diante das
mudanças operadas na cena política, aguardar o melhor momento para posicionar-se quanto à disputa majoritária. Ao mesmo tempo concentrará seus esforços na construção de sua chapa proporcional e conclama os militantes, filiados e amigos para abraçar com denodo, a fim de tornar vitorioso o este projeto eleitoral, que tem como objetivo primordial eleger vereadores pela honrada legenda do PCdoB.

João Pessoa, 22 de setembro de 2015.

O Comitê Municipal do PCdoB de João Pessoa.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //