Política

PCdoB defende unidade da esquerda em torno da reeleição de Cartaxo

Manifesto


08/09/2015



O Comitê do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de João Pessoa, lançou um manifesto para defender uma unidade da esquerda em torno da reeleição do prefeito de da Capital paraibana, Luciano Cartaxo.

Na Carta, o partido destaca que os comunistas pessoenses entendem que, “a unidade, em especial das forças de esquerda é crucial neste momento, quando a ameaça à democracia está tão presente”.

O PCdoB defende ainda a manutenção da aliança política em 2014 e conclama os partidos de esquerda a estabelecer uma agenda de conversações com vistas a construir um projeto político eleitoral que possa barrar as tentativas de retrocesso político em João Pessoa.

Confira o texto na íntegra

UNIDADE PARA EVITAR RETROCESSOS

O Comitê Municipal do PCdoB de João Pessoa, como de resto esforçam-se os comunistas em todo o estado e no país, busca construir, em conjunto com os partidos de esquerda e os movimentos sociais a mais ampla frente política para defender a democracia, ameaçada pela onda golpista patrocinada pela oposição conservadora.

Garantir as conquistas democráticas e sociais, alcançadas nos últimos anos requer enorme esforço de comunhão de forças sociais e políticas, sendo os setores de esquerda e democráticos os mais interessados.

Os comunistas pessoenses entendem que a unidade, em especial das forças de esquerda é crucial neste momento, quando a ameaça à democracia está tão presente. Entendem também que essa unidade não deve ser desconsiderada quando se aproximam as disputas eleitorais de 2016. A conjunção de forças, tendo como base a aliança de esquerda (PSB, PT, PCdoB), que foi fundamental para assegurar a reeleição do governador Ricardo Coutinho em 2014 deve ser vista como exemplo, particularmente hoje, diante da ofensiva do campo direitista.

Outro fator que merece destaque é a necessidade de de se manter a continuidade de um projeto democrático e popular que foi iniciado em 2004, derrotando as forças conservadoras e do atraso que dominavam a política da capital por décadas.
Políticos tradicionais identificados com a agenda conservadora agitada pela direita, já se articulam, buscando formar uma frente para disputar a prefeitura da capital, inclusive com a participação do ex-governador cassado, senador Cássio Cunha Lima.

Neste sentido, o PCdoB defende a manutenção da aliança política vitoriosa em 2014 e conclama particularmente os partidos de esquerda a estabelecer uma agenda de conversações com vistas a construir um projeto político eleitoral que possa barrar as tentativas de retrocesso político em João Pessoa, dando continuidade à experiência de administração democrática e popular seguida hoje pelo Prefeito Luciano Cartaxo.

Por fim, o PCdoB – que integra o governo municipal – ao defender esse projeto entende como natural e legítima e apoia a recondução do atual prefeito na certeza de que os avanços alcançados pela administração municipal credencia e pavimenta o caminho para mais uma grande vitória do povo no pleito de 2016.

João Pessoa, 08 de setembro de 2015.

O Comitê Municipal do PCdoB de João Pessoa



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //