Política

Após reunião, PCdoB da Paraíba defende acordo entre Ricardo e Cartaxo e defesa a Lula


01/04/2018

O PCdoB Estadual se reuniu no último sábado (31) em sua Comissão política estadual, e emitiu uma nota que em seu teor tenta a unificação do campo de centro e esquerda na Paraíba, pesando no avanço e no desenvolvimento do estado.

No posicionamento, o partido defende a união no Estado do governador Ricardo Coutinho (PSB) e do prefeito Luciano Cartaxo (PV) e a defesa do ex-presidente Lula (PT).

Leia:

PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL

COMISSÃO POLÍTICA ESTADUAL

UNIR O CAMPO DEMOCRÁTICO PARA A PARAIBA CONTINUAR AVANÇANDO

 A crise política e social instaurada com o golpe que em 2016 destituiu a presidenta eleita, influencia, por sua natureza sistêmica, as forças políticas em disputa. É inócuo pensar em projeto estadual sem se referenciar a que rumo seguirá o país, num contexto de encruzilhada: persistir com o atual modelo, ultraneoliberal, que asfixia a economia e reprime o crescimento ou romper com este modelo e apostar num Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, autônomo, com distribuição de renda.

Esta encruzilhada se expressa na política através  daqueles que sustentam o governo golpista, de forma aberta ou envergonhada e  os que se colocam na defesa da democracia, da soberania e riquezas nacionais, dos direitos sociais e trabalhistas, das conquistas civilizacionais.

Essa demarcação de campo, para o PCdoB se coloca ainda mais necessária em face do fato das próximas eleições serem gerais, elegerão presidente, governador, senador, mas também as casas legislativas  estaduais e o Congresso Nacional, arena das grandes contendas, onde os interesses populares vêm sendo um a um golpeados.

A  luta  por uma ampla frente política  é o compromisso maior do PCdoB. Uma frente capaz  de unir a esquerda e forças de centro em torno de um programa mínimo que retome o rumo democrático, restitua os direitos suprimidos, defenda o patrimônio e as riquezas nacionais e que seja capaz de retomar o crescimento econômico. A pré candidatura de Manuela D’Ávila a presidência da república pelo PCdoB vem jogando papel neste debate.

Com esta visão o PCdoB defende e se esforçará para  construir uma aliança ampla para as eleições de outubro, envolvendo os partidos e personalidades do campo de esquerda e democrático para confrontar os partidos e lideranças que dão sustentação ao governo Temer e exercem ou exerceram  papel saliente no golpe, no desmonte do Estado Nacional e na retirada de direitos sociais e trabalhistas.

Considera o PCdoB que a desistência do Prefeito Luciano Cartaxo em disputar o governo do Estado e sua recente filiação ao PV, favorecem a essa perspectiva de conformar uma grande aliança política do campo democrático e popular. Defendemos que estas forças –  particularmente suas principais lideranças, o governador Ricardo Coutinho e o prefeito Luciano Cartaxo – estabeleçam uma agenda de diálogo de alto nível para construir convergências de interesse da Paraíba e do Brasil.

Com esta indicação, a Comissão Política Estadual do PCdoB, aponta para o fortalecimento de seu Projeto Eleitoral no campo das forças de esquerda, democráticas e populares. Coloca como meta, retomar seu lugar na Assembleia Legislativa e lutar por uma vaga na Câmara Federal superando a cláusula de desempenho e se coloca aberto à discussão de composição na chapa majoritária.

Assim, o PCdoB, que comemora seus 96 anos de existência,  convoca todos  seus militantes, amigos e simpatizantes a persistirem na luta. A manterem-se alertas  nas ruas, nas mobilizações democráticas, contra os ataques das forças direitistas, especialmente na defesa do ex- presidente Lula, do que ele representa e do seu direito de ser candidato. Convoca todas as organizações partidárias, todos os vereadores e lideranças do Partido que atuam nos movimentos sociais para abraçarem o Projeto Eleitoral do Partido e levarem os comunistas paraibanos a grandes vitórias.

João Pessoa, 24 de março de 2018.

A Comissão Política Estadual do PCdoB da Paraíba’


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.