Paraíba

Patos registra maior chuva em 5 anos no dia de São José e renova esperança

crença


19/03/2014

{arquivo}A crença milinar dos sertanejos de que se chover no dia de São José, comemorado pelos católicos nesta quarta-feira 19, o inverno será bom está enchendo de esperança a população do Sertão Paraibano. Uma das cidades mais importantes do Sertão da Paraíba, Patos, registrou a maior chuva dos últimos cinco (5) anos. É assim que estão sendo classificadas as precipitações registradas desde a noite desta terça-feira, 18, no município de Patos. No distrito de Santa Gertrudes os pluviômetros marcaram 150 mm. Esse mesmo índice foi registrado no medidor da Embrapa, localizado no setor Norte da cidade.

A chuva trouxe transtornos para vários moradores de localidades baixas. A exemplo do bairro do Morro (setor Noroeste), onde várias residências foram invadidas pelas águas.

Os mananciais que abastecem Patos (Jatobá, Farinha e Capoeira) estão recebendo um volume considerado de água. O Jatobá, por exemplo, até às 09h desta quarta-feira, já tinha um acréscimo de 95 cm de lâmina de água. Já o Rio Espinharas desceu com uma cheia considerada na madrugada de hoje.

{arquivo}Segundo informações do escritório da Emater de Santa Terezinha, o Açude de Capoeira (que fica na área territorial daquele município), até às 07h de hoje, já tinha recebido 40 cm de lâmina de água.

Segundo a previsão meteorológica as condições são favoráveis para mais chuva pelos próximos dias na região de Patos.

Na noite de ontem, uma forte chuva, acompanhada de raios e trovões foi registrada em Patos. O fenômeno começou por volta das 19h30 e seguiu por mais de uma hora. Choveu o suficiente para alagar ruas e avenidas do Centro da cidade, bem como localidades em bairros diferentes. Ainda não há relatos oficiais, mas acreditá-se que em determinados pontos da cidade a precipitação pode ter chegado a 100 mm.

{arquivo}O Canal do Frango transbordou chegando em um certo momento a sumir na enxurrada que passava pelo local. Residências localizadas no bairro do Morro (próximo ao Canal) foram invadidas pelas águas. Há relatos de que moradores novamente perderam quase tudo para força da enchente.

Alguns veículos e motocicletas que estavam estacionados no centro da cidade, ficaram por alguns minutos quase que encoberto pela água da correnteza. Uma árvore de grande porte caiu na Avenida Pedro Firmino, deixando a via que dá acesso ao Bairro do Salgadinho interditada. Foi necessário o interrompimento da energia elétrica na localidade para evitar acidentes.

Apesar dos transtornos causados em algumas localidades o patoense comemorou e muitos saíram às ruas para tomar o delicioso “banho de chuva”. Nem mesmo os raios e trovões que acompanhavam a torrente foi suficiente para afastar aqueles mais eufóricos das vias públicas.

Segundo informações apuradas por nossa equipe, a chuva alcançou quase toda região metropolitana de Patos entre às 19h00m (sete da noite) e 22h00m (dez da noite).

{arquivo}Pombal – A noite dessa quarta-feira, 18, também foi de preocupação e ao mesmo tempo de alegria pela chuva que caiu na noite dessa quarta-feira, 18. Houve invasão de casas pelas águas, tendo sido necessária a intervenção do Corpo de Bombeiros. Foi usada uma bomba de sucção para retirar a água da residência localizada no bairro Vida Nova.

Com pá e enxadas os bombeiros formaram uma barreira de areia em frente a residência para que a água não invada novamente. Este é o segundo caso de alagamento no mesmo imóvel em uma semana.
Já é o segundo caso de alagamento na mesma residência em uma semana.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //