Política

Parceria com o Albert Einstein possibilitará o acompanhamento de pacientes grave

TELEMEDICINA


01/03/2013

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) é a única instituição hospitalar do Nordeste e a quarta do país a implantar o projeto Telemedicina no Apoio Diagnóstico e Terapêutico ao Doente Grave nas Emergências. A novidade é fruto de convênio estabelecido com o Ministério da Saúde. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), fez o lançamento na manhã desta sexta-feira (1).

O projeto irá suprir à necessidade de acesso remoto a especialistas em qualquer área da saúde. Na prática, serão beneficiados, prioritariamente, os pacientes em estado grave e que necessitem de uma assistência médica mais adequada. Para estes, será oferecida a possibilidade de vídeo conferência com a equipe de telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

“A conferência de medicina é fundamental porque se desenvolve através de uma parceria com o Hospital Albert Einstein, um hospital de excelência e esperamos que o nosso ‘Trauminha’ possa também chegar a esse patamar. Através desse convênio, serão atendidos aqueles pacientes em situação mais delicada, emergencial, além dos que já estão em UTI, enfim, que necessitarem de uma avaliação mais adequada”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo.

O projeto também possibilitará a transferência de pacientes para tratamento no Albert Einstein, em São Paulo. “Os pacientes em estado gravíssimo que correrem algum grau de risco e que não tenham como ser tratados em João Pessoa de imediato serão transferidos para o Hospital Albert Einstein”, disse.

Após os discursos iniciais, o prefeito Luciano Cartaxo e comitiva assistiram ao primeiro atendimento online realizado durante consulta na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Ortotrauma. “Esta parceria é importante, pois, além de buscar conhecimento relativo ao dia a dia do Hospital junto a outros profissionais, tem o objetivo central que é o de cuidar da saúde da população”, comentou.

A equipe de telemedicina do Albert Einstein é composta de 16 médicos especialistas em medicina intensiva e medicina de urgência, presentes em regime de plantão de 24 horas, todos os dias, na Central de Telemedicina do hospital. Eles são os responsáveis por realizar, em tempo real, o primeiro contato para a avaliação dos casos graves.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //