Notícias

Paraibano está entre as vítimas de acidente com trem em São Paulo

tragédia com trem


25/11/2013

O trabalhador rural Francinaldo Felix Emiliano, 30 anos, e sua família estão entre as vítimas do acidente provocado pelo descarrilamento de um trem no município de São José do Rio Preto (SP), na tarde deste domingo (24). Francinaldo era natural do município de Boa Ventura, localizado no Vale do Piancó, e morava há mais de 10 anos no interior de São Paulo, onde onde trabalhava no corte de cana-de-açúcar.

A esposa do trabalhador, Graziela Joaquim dos Santos, 27 anos, que estava grávida de três meses, e o filho de Graziela, Kauan dos Santos Almeida, 6 anos; também morreram no acidente. Ao saber da tragédia, a mãe de Francinaldo passou mal e foi hospitalizada. A mulher e a criança são naturais de São Paulo, mas família do paraibano que ele seja enterrado em Boa Ventura. Ao todo, oito pessoas morreram no acidente.

O Corpo de Bombeiros interrompeu na manhã desta segunda-feira (25) as buscas por possíveis vítimas para que seja feita a retirada da carga de milho que ficou espalhada e dos vagões que ficaram tombados. Cada vagão transportava cerca de 200 toneladas de milho. Dezenas de máquinas retroescavadeiras trabalham no local para fazer a remoção da carga e da composição. O trabalho de buscas deve ser retomado por volta das 12h. Os bombeiros não descartam a existência de outras vítimas, já que testemunhas afirmaram que no momento do acidente uma moto passava pelo local.

Causas do acidente

Segundo o delegado Marcelo Goulart da Silva, alguns moradores afirmaram que o maquinista estaria em alta velocidade. Um engenheiro da ALL, empresa reponsável pelo trem, nega a informação. No local, região de perímetro urbano, a velocidade máxima na linha férrea é de 40 km/h. O maquinista foi levado para a delegacia para prestar depoimento.

Um morador disse que viu o momento em que o trem descarrilou. "Ele começou a fazer barulho como se estivesse andando na pedra. De repente ele ‘bambeou’ pros dois lados, torceu pra esquerda, vindo muito rápido, ‘deitou’ e veio arrastando no chão", afirma o vendedor Sérgio Ricardo Ferreira.

Em nota, a ALL disse que "a concessionária responsável pela operação no trecho lamenta profundamente a fatalidade ocorrida e se solidariza às famílias e vitimas, a quem dará todo suporte e apoio. Por meio do centro que controla remotamente, via satélite, toda a operação, a empresa confirmou que a composição transitava dentro dos limites de velocidade do trecho. As causas do acidente serão investigadas por meio de sindicância."

A empresa também afirmou que uma análise preliminar indica que o trem trafegava a uma velocidade adequada. A polícia criminal levantou a possibilidade de falha no freio, mas uma sindicância foi aberta para investigar as causas do acidente.

 

 


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.