Mais Esporte

Paraibano é aposta no Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia

Vôlei de praia


20/02/2014



É um verdadeiro acontecimento na cidade quando o Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia chega a João Pessoa (PB). Sempre foi assim, há 23 anos. Não à toa é um dos esportes mais tradicionais na capital paraibana. Álvaro Filho, filho da terra e um dos mais jovens talentos das areias, sabe bem disso. Daí se aflorar ainda mais aquele sentimento de querer subir ao pódio dentro de casa e carregar consigo um chapéu de cangaceiro que virou uma marca, ideia lançada pelo pai em 2011.

Além disso, Alvinho, como é carinhosamente conhecido no meio, tem o sonho de repetir o feito de um famoso paraibano. Há 14 anos que um atleta da Paraíba não é campeão da etapa de João Pessoa do Circuito Banco do Brasil Open, principal competição das areias no país. Aliás, apenas um teve tal honraria, e em dose tripla. Zé Marco reinou em 1994, ao lado do baiano Paulo Emílio, em 1995, jogando com o paranaense Emanuel, e em 2000, com o também baiano Ricardo.

"Já faz muito tempo que um paraibano não é campeão aqui. Eu já ganhei uma etapa em João Pessoa, em 2009, mas foi pelo Circuito Sub-21, com o Vitor Felipe. Cheguei à semifinal na temporada passada, ao lado do Thiago, mas acabamos ficando em quarto. É sempre muito inspirador jogar em casa e poder ver na arquibancada todas as pessoas que me acompanham desde o dia em que comecei, que viram minha transformação", disse Alvinho, eleito o melhor jogador do Campeonato Mundial em 2013.

E foi neste torneio, em Stare Jablonki, na Polônia, que ele voltou a mostrar para o mundo o seu chapéu de cangaceiro, subindo ao pódio como vice-campeão ao lado de Ricardo. Tudo começou há três anos, quando os paraibanos Alvinho e Vitor Felipe partiam para jogar fora do Brasil pela primeira vez.

"Essa história do chapéu começou em 2011. Ideia do meu pai, como se criasse uma marca pra gente. Ele sempre foi regionalista e o pessoal daqui gosta muito disso, dessa identificação com a nossa terra. Era nossa primeira viagem para a Europa. Fomos jogar o Country Cota do Circuito Mundial. Eu e Vitor só fomos usar o chapéu na Suécia, onde jogamos duas etapas do circuito local e vencemos as duas. Desde então, virou um acessório obrigatório na minha bagagem, em todas as viagens."

Um orgulho, portanto, para todos aqueles técnicos que tiveram uma "parcela de culpa" para o sucesso de Álvaro Filho, hoje com 23 anos. E não foram poucos. Desde seu pai, Álvaro, até o atual, Ernesto. E ele faz questão de voltar no tempo para recordar os seus primeiros passos nas areias.

"É claro que tudo começou dentro de casa, por influência do meu pai. Mas meus primeiros toques na bola, mesmo, foram com o professor Galego, numa caixa de areia numa praça em Manaíra. Tinha 15 anos e ainda era na base da brincadeira. Os treinos pra valer já foram com o Marcelão, em Cabo Branco, no centro de vôlei de praia de Ricardo e Emanuel, na época. Eu já tinha 17 anos. Foi quando comecei, realmente", relatou.

Motivação com um velho/novo parceiro e pela torcida especial

Álvaro Filho volta a jogar em casa tendo o carioca Thiago como parceiro. Depois de 11 meses separados, voltaram a atuar juntos no fim de semana passado e, pela seleção, acabaram campeões da etapa do Uruguai do Circuito Sul-Americano 2014. Uma dupla que, segundo ele, chega bem mais forte e madura.

"A parceria tem tudo para dar certo. Nesse tempo, ganhamos rodagem, estamos mais experientes. E esse título em Montevidéu nos deu mais motivação", afirmou Alvinho, motivado, também, pela torcida especial que terá em João Pessoa. "Acho que a arena será até pequena para tanta gente que estará lá. No ano passado, uns amigos chegaram a levar um bandeirão pra mim. Meus pais (Álvaro e Patrícia), minha irmã (Maria Luíza) e minha namorada (Marcella) e toda sua família também estarão presentes."

Na disputa pelo título da etapa paraibana com Álvaro Filho e Thiago, outras 15 duplas: Emanuel/Pedro Solberg (PR/RJ), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Ricardo/Márcio (BA/CE), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Oscar/Fernandão (RJ/ES), Moisés/Jorge (BA/PB), Gilmário/Benjamin (PB/MS), Luciano/Edson Filipe (ES), Bernat/Ferramenta (RJ), Fábio Luiz/Daniel Souza (ES/RJ), Luizão/Rodrigo Saunders (AM/CE), Bernardo Lima/Ramon Gomes (CE/RJ), Allison/Guto (SC/RJ) e Harley/Renatão (DF/PB).

No feminino, um total de 12 equipes. São elas: Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Talita/Taiana (AL/CE), Maria Clara/Carol (RJ), Val/Ângela (RJ/DF), Lili/Duda (ES/SE), Elize Maia/Fernanda Berti (ES/RJ), Vivian/Josi (PA/SC), Neide/Carol Horta (AL/CE), Michelle Carvalho/Amanda Maltez (RJ), Thaís/Fabíola (RJ/DF) e Rachel/Érica Freitas (RJ/MG).

A competição se iniciará às 8h de sexta-feira, com a fase de grupos sendo realizada durante todo o dia. No sábado pela manhã será a vez das quartas de final, com as semifinais marcadas para começar às 18h. As finais e disputas de terceiro lugar estão agendadas para a manhã de domingo.

Vale lembrar que todas as partidas realizadas na quadra central da arena terão transmissão ao vivo pelo site da CBV. O SporTV transmitirá as semifinais e finais. Além disso, usuários de iPhones, iPads e iPods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download.

O CIRCUITO BANCO DO BRASIL 2013/2014:

2013

1ª etapa – Recife (PE)
Campeões: Talita/Taiana (AL/CE) e Alison/Emanuel (ES/PR)

2ª etapa – Vitória (ES)
Campeões: Lili/Rebecca (ES/CE) e Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB)

3ª etapa – Rio de Janeiro (RJ)
Campeões: Maria Clara/Carol (RJ) e Bruno Schmidt/Pedro Solberg (DF/RJ)

4ª etapa – Guarujá (SP)
Campeões: Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Alison/Emanuel (ES/PR)

5ª etapa – São José (SC)
Campeões: Juliana/Maria Elisa (CE/PE) e Alison/Emanuel (ES/PR)

2014

6ª etapa – São Luís (MA)
Campeões: Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Ricardo/Márcio (BA/CE)

7ª etapa – Natal (RN)
Campeões: Talita/Taiana (AL/CE) e Emanuel/Pedro Solberg (PR/RJ)

8ª etapa – João Pessoa (PB) – 21 a 23 de fevereiro
9ª etapa – Maceió (AL) – 21 a 23 de março

SUPER PRAIA – Salvador (BA) – 9 a 13 de abril



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //