Paraíba

Paraibanas concorrem na etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Prêmio


06/03/2013

 As paraibanas vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios estão na final nacional da premiação. Clair Leitão Martins Diniz, primeiro lugar na categoria Pequenos Negócios, Maria da Paz Nascimento dos Santos e Silva, vencedora da categoria Negócios Coletivos, e Ana Maria de Araújo Gonçalves, na categoria empreendedora individual, estão concorrendo com as finalistas dos demais estados brasileiros. As vencedoras da etapa nacional serão conhecidas nesta quinta-feira (7), na véspera do Dia Internacional da Mulher, em cerimônia realizada na sede do Sebrae, em Brasília, onde as ganhadoras receberão os troféus ouro, prata e bronze.

As vencedoras na etapa estadual ficaram conhecidas no último dia 5 de fevereiro, durante uma solenidade festiva realizada na praia do Jacaré, em Cabedelo. Premiada em primeiro lugar na categoria “Pequenos Negócios”, Clair Leitão Martins Diniz está à frente do escritório de contabilidade pública Clair & Leitão, localizado em Patos, que hoje tem um faturamento anual em torno de R$ 1,7 milhão e uma cartela de cerca de 30 clientes.

Maria da Paz Nascimento dos Santos e Silva foi a vencedora na categoria “Negócios Coletivos” e está no comando da Associação Comunitária dos Agropecuaristas do São João, na cidade de Pombal, que foi criada como uma alternativa para melhorar a vida dos moradores do seu assentamento. Ela viu na instalação de uma agroindústria de polpas de frutas a possibilidade para garantir renda para famílias da região. Com muita persistência, capacitação, envolvimento da comunidade, além de parcerias com diversas instituições de fomento, o negócio foi ampliando e hoje os produtos são comercializados através do Programa Compra Direta da Agricultura Familiar e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Já Ana Maria de Araújo Gonçalves ganhou o troféu ouro na categoria “Empreendedora Individual”. Proprietária da Loke Brinke, a empresária atua no mercado de locações de brinquedos infláveis e mecânicos há mais de dez anos e está formalizada há dois anos. Superando obstáculos, Ana Maria buscou na carreira de atleta a perseverança para conquistar a autonomia financeira e realizar o desejo ter o próprio negócio.

A participação das empresárias paraibanas tem crescido a cada edição e ganhado visibilidade nacional. Das oito edições do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, as paraibanas já receberam dois troféus ouro, quatro prata e três bronze na etapa nacional. O diretor financeiro e administrativo do Sebrae Paraíba, Ricardo Madruga, disse que o nível das candidatas nesta edição foi bastante alto e ressaltou o perfil das empreendedoras e o índice de sobrevivência das empresas dirigidas por mulheres.

A gestora estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Maria José Menezes, disse que a premiação objetiva valorizar e reconhecer as trajetórias de vida de mulheres paraibanas que, com visão e perseverança, transformaram o sonho de ter seu próprio negócio em modelo de empreendedorismo feminino. Em 2012, contou com 5,4 mil inscrições em todo o Brasil. A etapa estadual registrou 81 ganhadoras, sendo 27 em cada categoria.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //