Política
Paraibana Maria Vitória conquista 1º lugar nacional em premiação de poesia
02/12/2022

Portal WSCOM
A estudante paraibana Maria Vitória de Abreu Marinho, 13 anos, de Cajazeiras, município do Sertão paraibano, conquistou o 1º lugar nacional no ‘Prêmio MPT na Escola 2022’, com a Poesia ‘Ser Jovem Aprendiz’. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (01), durante solenidade pelo canal TV MPT no Youtube. A paraibana, que cursa o 7º ano na Escola Municipal Carolino de Sousa Neto, localizada na zona rural, foi orientada pela professora Irisdene Batista Barreto. A cidade de Cajazeiras – que ensinou a Paraíba a ler – agora, ensina o Brasil a rimar.
“Vou falar nesse poema/ Sobre um assunto especial/ Que tanto nos incomoda/ E nos causa muito mal./ Pois o trabalho infantil/ É um serviço ilegal./ (…) Vamos vencer esse mal/ Cortando pela raiz/ Sem negar que ele existe / No nosso próprio País/ Oferecendo às Crianças/ Uma infância mais feliz”, diz alguns versos da poesia de Maria Vitória, que fala sobre o programa Jovem Aprendiz como alternativa para combater a exploração do trabalho infantil e incentivar o primeiro emprego e o trabalho do adolescente, sem deixar de estudar.
“Estou muito feliz e emocionada! Chegar na final nacional e ganhar em 1º lugar, muito me honra. Este foi o primeiro ano que participei desse projeto maravilhoso! Quero agradecer a minha professora Irisdene, a minha família e a minha escola por acreditarem em mim”, afirmou Maria Vitória, que leu a sua poesia durante a solenidade virtual, que acompanhou da sua casa, no Sítio Almas, zona rural de Cajazeiras.
“Meu esforço valeu a pena. É um prêmio que motiva a gente. Para todos os estudantes meu recado é que se sintam capazes. Nós podemos fazer o melhor. Quando você quer, você consegue”, comemorou Maria Vitória, que também foi premiada na Etapa Estadual, em outubro deste ano, e ganhou um notebook.
“Estou muito, muito feliz!”, comemorou, emocionada, a professora Irisdene Batista, que orientou a poesia de Maria Vitória. “Esse concurso do MPT marcou de forma positiva nosso trabalho pedagógico. O ‘MPT na Escola’ foi um incentivo para estimular essa vontade de crescer dos nossos alunos, de fazer a diferença. Recuperar a aprendizagem é prioridade nesse momento”, acrescentou a professora.
“É muita emoção! O nome de Maria Vitória já nos remete à glória. Esta grande menina orgulha a Paraíba e é motivo de muito orgulho. Você, Maria Vitória, é orgulho para a sua família, para o seu município, para o seu Estado e para todas as pessoas que constroem coletivamente o projeto MPT na Escola. Parabéns, Maria Vitória! Estamos verdadeiramente orgulhosos de você e da sua professora Irisdene”, afirmou, emocionada, a procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo, coordenadora Regional da Coordinfância/MPT (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e ao Adolescente).
A procuradora coordenou o projeto na Paraíba e também acompanhou toda a solenidade na tarde de hoje. Após o anúncio da classificação, ela telefonou para Vitória e para a professora cumprimentando as duas pela conquista.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.