Notícias

Paraíba tem dois trechos de praias impróprios para banho neste fim de semana


26/04/2025

(Foto: Reprodução)

Da Redação / Portal WSCOM



A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (25), o Relatório de Balneabilidade que aponta dois trechos de praias impróprios para banho no litoral da Paraíba. Ambos os locais ficam em João Pessoa e seguem nessa classificação até o próximo levantamento, previsto para o dia 2 de maio.

Segundo a Sudema, dos 62 pontos monitorados entre os dias 21 e 23 de abril, 60 foram considerados próprios para banho. Os dois trechos considerados inadequados estão em áreas próximas a galerias de águas pluviais e desembocaduras de rios.

Em João Pessoa, os pontos impróprios são: na Praia do Seixas, em frente à galeria de águas pluviais, e na Praia do Arraial, em frente à desembocadura do Rio Cuiá. Em outros municípios do litoral paraibano, como Mataraca, Baía da Traição, Rio Tinto, Lucena, Cabedelo, Conde e Pitimbu, todas as praias monitoradas foram classificadas como próprias para banho.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O relatório é elaborado semanalmente pela Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA) da Sudema. A análise da balneabilidade considera a qualidade da água para atividades de contato primário, como banho, natação e mergulho, com base na quantidade de poluentes que possam oferecer risco à saúde.

De acordo com a Sudema, a balneabilidade é a avaliação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, onde há possibilidade de ingestão de água. Para essa avaliação, são estabelecidos critérios objetivos, com indicadores monitorados e comparados a padrões pré-definidos, permitindo a classificação da qualidade das águas.

O trecho de praia em Marcação não foi incluído na análise desta semana.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.