Economia

Paraíba tem 3º melhor resultado na venda de veículos novos do país

Com esse resultado, a Paraíba passa a ocupar o terceiro lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas dos estados Piauí e Sergipe, que tiveram, respectivamente, aumento de 20,9% e 20% na venda de veículos novos.


11/01/2024

(Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS)

A União



As vendas de veículos novos na Paraíba tiveram um crescimento de 19,1% em 2023, de acordo com os dados divulgados, ontem, pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O número é superior à variação nacional, que registrou alta de 9,7%. Ao todo, foram 20.411 unidades emplacadas em 2022, no território paraibano, contra 24.305 novos emplacamentos realizados no ano passado.

Com esse resultado, a Paraíba passa a ocupar o terceiro lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas dos estados Piauí e Sergipe, que tiveram, respectivamente, aumento de 20,9% e 20% na venda de veículos novos. A variação superou, inclusive, o estado de São Paulo, que cravou 19% de crescimento, tornando-se o quarto estado brasileiro com o maior número de emplacamentos em 2023.

No ano passado foram emplacados 24.305 automotores na Paraíba, contra 20.411 unidades em 2022, ampliando o número de veículos em circulação no estado

Ao todo, de acordo com o balanço divulgado pela Anfavea, foram vendidos 2,3 milhões de veículos novos no ano passado. Em 2022, o número chegou a 2,1 milhões. O relatório aponta, ainda, que a média diária de emplacamentos no país cresceu de forma consistente ao longo de 2023. Para se ter uma ideia, somente no mês de dezembro, foram 12,4 mil emplacamentos por dia, chegando a ser, segundo a associação, o melhor resultado dos últimos quatro anos.

Para 2024, as projeções também são de crescimento nos emplacamentos, com uma variação ajustada para 6,1%. No que diz respeito à produção da indústria automobilística, a expectativa é que haja um crescimento de 6,2%, além de 0,7% nas exportações dos veículos.

Produção

Apesar do resultado positivo com relação aos emplacamentos consolidados em 2023, a produção de veículos no Brasil sofreu uma redução de 1,9% no mesmo período, conforme o relatório da Anfavea. Enquanto em 2022 foram produzidas 2,36 milhões de unidades, o número de veículos fabricados no ano passado caiu para 2,32 milhões. Também foi registrado um encolhimento de 16% das exportações e um aumento de 29% das importações em relação a 2022.

Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, destacou que há motivos para acreditar em um ano positivo para o setor automotivo brasileiro, principalmente depois da publicação da Medida Provisória no 1.205, que instituiu, no fim do ano passado, o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover).

“Trata-se de uma política industrial muito moderna e inteligente, que garante previsibilidade a toda a cadeia automotiva presente no país e a novas empresas que chegarem, e ainda privilegia as novas tecnologias de descarbonização, os investimentos em P&D e favorece a neoindustrialização”, afirmou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //