Saúde

Paraíba sedia oficina nacional sobre aprimoramento da vigilância de vírus respiratórios


13/05/2025

Profissionais de saúde participam da Oficina Mosaic, realizada em João Pessoa. (Foto: SES-PB)

Portal WSCOM

Teve início nesta terça-feira (13), em João Pessoa, a ‘’Oficina Mosaic – Aprimoramento da Vigilância dos Vírus Respiratórios na Paraíba’’. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde, reúne até a próxima sexta-feira (16) profissionais de diversas áreas da vigilância em saúde com o objetivo de fortalecer o monitoramento e a resposta a surtos e pandemias, como os causados por influenza e Covid-19.

A iniciativa busca aprimorar a vigilância integrada, unindo detecção precoce de vírus, atuação laboratorial, assistência médica e imunização. A abertura contou com a presença da secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega; do coordenador-geral do Cievs/MS, Daniel Coradi; do oficial nacional de Emergências em Saúde da Opas, Rodrigo Fabiano Said; e do assessor técnico do Conass, Fernando Campos Avendanho.

De acordo com Renata Nóbrega, a oficina representa um avanço para o sistema de saúde do estado. “Com essa iniciativa vamos capacitar os sistemas de saúde para enfrentarem futuras emergências de saúde pública, através de uma abordagem colaborativa e eficiente junto aos municípios”, afirmou.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Já Daniel Coradi destacou a importância da inovação nos métodos de vigilância diante dos desafios impostos pela pandemia. “A pandemia trouxe à tona a importância de inovar nas formas de vigilância, incorporando tecnologias que antes não eram utilizadas. Com essa oficina pretendemos melhorar os métodos de coleta e análise de dados, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz antes que epidemias ocorram”, pontuou.

Participam do evento coordenadores da Vigilância Epidemiológica, técnicos responsáveis pelos vírus respiratórios e síndromes respiratórias agudas graves (Srags), representantes das unidades sentinelas, do Cievs, da Renaveh-PB, do Núcleo Estadual de Imunizações e de outros setores da SES-PB.

Ao final da programação, será elaborado um “mosaico” de ações integradas voltadas à construção de um sistema de vigilância mais ágil e eficiente em todo o território paraibano.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.