Economia
Paraíba registra crescimento de desemprego abaixo da média nacional no 1° trimestre de 2025
16/05/2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Diego Arruda/Portal WSCOM
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na tarde desta sexta-feira (16), os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, o chamado PNAD Contínua, em relação à taxa de desemprego.
Durante o primeiro trimestre de 2025, a taxa atingiu os 7,0%. Na comparação com o período anterior, o último trimestre de 2024, o país registrou aumento de 0,8%. Já em relação ao mesmo intervalo do ano passado, houve uma queda de 0,9%.
Entre os estados, a taxa de desocupação cresceu em 12 das 27 unidades da federação e ficou estável nas outras 15. As maiores taxas foram de Pernambuco (11,6%), Bahia (10,9%) e Piaui (10,2%), e as menores, de Santa Catarina (3,0%), Rondônia (3,1%) e Mato Grosso (3,5%).
Na Paraíba, a variação da taxa comparando os últimos dois trimestres foi de 0,3%, saindo de 8,4% para 8,7%.
Trabalho informal
A taxa de informalidade para o Brasil foi de 38,0% da população ocupada. As maiores taxas ficaram com Maranhão (58,4%), Pará (57,5%) e Piauí (54,6%) e as menores, com Santa Catarina (25,3%), Distrito Federal (28,2%) e São Paulo (29,3%). Na Paraíba, o percentual ficou em 51,3%, sendo a terceira maior do Nordeste.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.