Saúde

Paraíba receberá mais de 8 mil doses da vacina da Pfizer; cidades maiores serão priorizadas, diz secretário


29/04/2021

Imagem reprodução - Geraldo Medeiros durante coletiva

Da Redação / Portal WSCOM



O Brasil recebe hoje a primeira remessa de vacinas da Pfizer contra a Covid-19. A Paraíba deve receber mais de 8 mil doses do imunizante na primeira quinzena de maio. De acordo com as informações, 6 ultra freezers chegarão ao Estado para acondicionar o imunizante.

A complexidade do armazenamento deve fazer com que as vacinas sejam direcionadas aos municípios maiores e com melhor estrutura de armazenamento, disse o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros.

“As cidades maiores, com estruturas melhores de acondicionamento e tenham distância menor da capital para facilitar o transporte imediato”, disse à 98 fm.

Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC, cuja conservação pode ser feita apenas durante 14 dias. Após entrar na rede de frio, com temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, o prazo para aplicação é de cinco dias.

Por essa razão, o ministério informou que enviará duas remessas diferentes. Cada uma delas terá 500 mil doses e será referente, respectivamente, à primeira e segunda doses que cada cidadão deverá receber.

O Ministério da Saúde comprou 100 milhões de doses do imunizante. Em março, em reunião com a farmacêutica, a pasta apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 13,5 milhões.

 

Maurilio de Almeida

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.