Paraíba

Paraíba recebe ações da Semana Nacional do Microempreendedor

Sebrae

01/07/2013


Empreendedores formais e informais de todo o Estado têm, entre os dias 1º e 6 de julho, a oportunidade de receber orientação e capacitação durante a terceira edição da Semana Nacional do Microempreendedor Individual. A ação será realizada, simultaneamente, em 14 municípios paraibanos e espera atender mais de 2,7 mil pessoas. A abertura oficial da mobilização na Paraíba acontece às 15h, em uma grande tenda montada do Parque Solón de Lucena (Lagoa), em João Pessoa. Na ocasião, o humorista Zé Lezin fará a palestra show “Como o empreendedor busca mais resultados”.

O evento irá oferecer 38 oficinas e palestras com foco na sustentabilidade dos empreendimentos, fortalecimento da gestão, acesso ao crédito e orientação técnica. A Paraíba conta atualmente com cerca de 42 mil microempreendedores individuais (MEI), que podem participar das capacitações gratuitamente. O MEI é uma categoria empresarial formada por trabalhadores por conta própria, como manicures, eletricistas, cabeleireiros, ambulantes, costureiras, que se formalizaram e têm faturamento anual de até R$60 mil.

Durante a Semana do Microempreendedor Individual, estão sendo oferecidas diversas orientações, como formalização do próprio negócio, pagamento de taxas, envio de Declaração Anual de Rendimentos, benefícios do Bolsa Família para os MEI, entre outros assuntos. Com instituições parcerias, como o INSS, Anvisa, Corpo de Bombeiros, Empreender PB, bancos, entre outras, os empresários serão orientados em relação à reversão (ou migração) do sistema empresarial, emissão de alvará, informações previdenciárias, entre outros serviços.

Durante a Semana do MEI, os empreendedores participarão de palestras do programa SEI (Sebrae Empreendedor Individual), adquirindo conhecimento de educação empreendedora, auxiliando na gestão administrativa e financeira. “Queremos capacitar o MEI com técnicas de gestão para profissionalização de sua empresa. Esperamos fortalecer o segmento de comércio, serviço e indústria para que eles possam responder à nova ordem de mercado, que exige empresas profissionalizadas na gestão e na oferta de produtos de qualidade”, destacou o gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Paraíba, Elinaldo Macedo.

As atividades da Semana do MEI serão realizadas nas cidades de João Pessoa, Pedras de Fogo, Guarabira, Alagoa Grande, Belém, Campina Grande, Araruna, Monteiro, Sousa, Patos, Princesa Isabel, Pombal, São Bento e Cajazeiras. Em João Pessoa, as atividades acontecerão em uma tenda que será montada na Lagoa, próximo à loja Esplanada. Em Campina Grande, a ação será realizada na Praça da Bandeira. Nas demais cidades, as atividades acontecerão nas sedes do Sebrae e nas Salas do Empreendedor. Em Princesa Isabel, as ações serão realizadas no Espaço Nordeste e em São Bento, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Uma das atrações desta edição da Semana do MEI na Paraíba é a participação do humorista Zé Lezin, que vai proferir uma palestra show com o tema “Como o Empreendedor Individual Busca Mais Resultado”. A inscrição para palestra é gratuita nas agências do Sebrae e nas tendas montadas durante a mobilização. A palestra show com o artista será realizada em João Pessoa (1º de julho e 4 de julho, às 16h), Campina Grande (2 de julho, às 16h), Guarabira (2 de julho, às 9h), Patos (3 de julho, às 10h) e Sousa (3 de julho, às 16h). Em Monteiro, a palestra show será com os artistas Vates e Viola, no dia 5 de julho, às 19h.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.