Saúde

Paraíba recebe 49 novos médicos para reforçar atendimento em áreas vulneráveis e indígenas


09/07/2025

Portal WSCOM



A Paraíba recebeu, na segunda-feira (7), o reforço de 49 profissionais do Programa Mais Médicos. Os profissionais vão atuar prioritariamente em regiões de maior vulnerabilidade social e em comunidades indígenas, integrando as equipes de Saúde da Família e o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Do total de médicos, três foram designados para atender populações indígenas em áreas de difícil acesso. Os demais irão reforçar o atendimento em municípios paraibanos que enfrentam escassez de profissionais da saúde.

A medida faz parte da nova etapa do programa federal, que selecionou 3.173 médicos para atuar em 1.618 municípios e 26 distritos indígenas espalhados pelo país. Segundo o Ministério da Saúde, o edital bateu recorde de procura, com mais de 45 mil inscritos.

Desde o último dia 2 de julho, os médicos brasileiros com registro em Conselho Regional de Medicina (CRM) já começaram a se apresentar aos seus locais de trabalho. Médicos brasileiros formados no exterior, por sua vez, iniciarão no dia 4 de agosto o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), que oferece treinamento específico voltado para urgência, emergência e doenças mais frequentes nas regiões atendidas.

A distribuição das vagas levou em conta a atual proporção de médicos por habitante, conforme levantamento da Demografia Médica 2025, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a USP e a Associação Médica Brasileira (AMB). A maioria das vagas foi direcionada a municípios de pequeno porte (75,1%), enquanto 11,1% foram para cidades de médio porte e 13,8% para grandes centros urbanos.

Atualmente, o Programa Mais Médicos conta com cerca de 24,7 mil profissionais em atividade, atendendo mais de 63 milhões de brasileiros em 4,2 mil municípios ,  que representa 94% da cobertura nacional. A meta do governo é alcançar o total de 28 mil médicos em atuação pelo país.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.