Economia
Paraíba quer se tornar primeiro estado 100% turístico do Brasil até 2026 com criação de 44 novos roteiros
19/05/2025

Foto: Divulgação
Da Redação/ Portal WSCOM
A Paraíba pretende alcançar um feito inédito no país: tornar se o primeiro estado 100% turístico do Brasil até abril de 2026.
Para isso, o Sebrae/PB anunciou, na quinta-feira (15), a contratação de 21 novos Agentes de Roteiros Turísticos (ARTs) que irão estruturar 44 novos roteiros em todos os 223 municípios paraibanos.
A iniciativa visa fortalecer o turismo regional por meio da criação de experiências autênticas, em diferentes modalidades, como
ecoturismo, aventura, lazer, cultura, turismo rural e de natureza. Em 2024, o programa já havia formado 26 roteiros em 80 cidades do estado.
A estratégia foi detalhada durante uma reunião de alinhamento com os novos ARTs, coordenada por Regina Amorim, gestora estadual de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Segundo ela, o trabalho será executado até abril de 2026, com envolvimento direto das gestões municipais e do setor empresarial local.
“Eu defendo a tese de que todo município pode ser turístico, quando ele está interligado a outros municípios de um roteiro, com experiências exclusivas, diferenciadas e autênticas”, afirmou Regina.
Investimento sem custo para as prefeituras
A nova fase do programa é fruto de parceria entre o Sebrae e o Governo do Estado, sem custos para as prefeituras. Além do desenvolvimento dos roteiros, os municípios receberão orientações técnicas para inclusão no Mapa do Turismo e inserção de empresas locais no Cadastur, o cadastro nacional do setor.
Outro benefício será o suporte para a melhoria da gestão dos pequenos negócios envolvidos nas rotas, com capacitações em áreas como atendimento ao cliente, gestão financeira, hospitalidade, bar e restaurante, marketing e planejamento estratégico.
Impacto direto na governança regional
Segundo Regina Amorim, os roteiros vão contribuir para fortalecer as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), integrando os municípios com foco na complementaridade das experiências e na valorização da economia criativa.
“Alcançar essa meta é colocar a Paraíba no ranking de primeiro estado do Brasil 100% turístico. É fundamental atuar com o olhar de integração e enxergar os segmentos da economia criativa como agregadores de valor aos roteiros”, destacou
A expectativa é que o trabalho resulte não apenas no aumento da atratividade turística, mas também no fomento à geração de emprego e renda no interior do estado.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.