Política

Paraíba, Pernambuco, Ceará e RN assinam acordo de operação sustentável das águas do São Francisco; ministro fala em melhor ‘governança’ da gestão hídrica


04/08/2023

Foto: Rafael Andrade

Portal WSCOM

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o governador da Paraíba, João Azevêdo, as governadoras do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, Fátima Bezerra e Raquel Lyra, respectivamente, além do governador do Ceará, Elmano de Freitas, assinaram nesta sexta-feira (4), na Paraíba, acordo interfederativo para garantir a operação sustentável do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).

“A palavra chave é sustentabilidade, da chegada da água, manutenção do sistema. Os valores investidos, o desafio de todos é governança, não é razoável, que os governos invistam recursos e a gente tenha uma governança inseguran, não tenha um acorto tratando nisso. nos dará confições de discutir de forma transparente, que não é só a precificação, uma das questões, mas do que adiante discutir se temos problemas com manufentação de uma bomba em um sistema que teve investimento de 13 bilhões. É uma questão maior”, disse o ministro.

A celebração do documento assinado pelos governos estaduais e o governo federal também prevê a viabilização de recursos para as obras do Ramal Piancó, o fomento às ações do setor produtivo nas áreas beneficiadas pela Transposição e o fornecimento adequado dos serviços de operação, manutenção e fornecimento de água bruta do PISF nos estados beneficiados com as obras.

A transposição do Rio São Francisco visa garantir segurança hídrica e qualidade de vida para a população da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco. A obra tem uma extensão de 477 km organizados em dois Eixos de transferência de água – Norte e Leste, garantindo água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos quatro estados nordestinos. As estruturas captam a água do Rio São Francisco para abastecer adutoras e ramais que perenizam rios e açudes existentes na região.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //